▸ Agenda Cultural ▸ Artigos ▸ Celebridades ▸ Cotidiano ▸ Cultura ▸ Destaques ▸ Economia ▸ Educação ▸ Entretenimento ▸ Esporte ▸ Eventos Sociais ▸ Festival Folclórico de Parintins ▸ Internacional ▸ Justiça ▸ Lazer ▸ Meio Ambiente ▸ Nutrição ▸ Polícia ▸ Política ▸ Religião ▸ Saúde ▸ Tecnologia ▸ TRANSPORTES ▸ Turismo

Notícias
Compartilhar Imprimir

Esporte | DE OLHO NO PÓDIO | 12/09/2017 | 08:55 | Por: Portal Flagrante

Delegação do Amazonas começa a chegar em Curitiba (PR)

Foto: Mauro Neto/Sejel

 A delegação do Amazonas embarcou na madrugada desta segunda-feira, 11, rumo aos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece de 12 e 21 de setembro em Curitiba (PR). Ao todo, os 170 atletas da Terrinha Baré terão 10 dias de competição para conquistar os melhores resultados na categoria Infantil. Para ir ao evento, todos os estudantes-atletas, além da comissão técnica, conta com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc).

 
No ano passado, no mês de novembro, o Amazonas mostrou todo o seu potencial no JEJ, que ocorreu em João Pessoa, na Paraíba. Na época, a delegação faturou 16 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze, ao somar as modalidades individuas e coletivas da categoria infantil. Este ano, a expectativa é superar este resultado, segundo a coordenadora da delegação, Lilian Valente.
 
“Estamos muito confiantes para os Jogos este ano, e nosso objetivo é obter ainda mais resultados significativos do que ano passado. Dos 170, temos 43 atletas do interior, o que é um número bastante significativo.  Além de competir, participar do JEJ, esses meninos e meninas terão a grande chance de ter um intercâmbio, disputando com os principais atletas do Infantil, tendo a experiência de uma competição nacional, e do enriquecimento cultural, bem como social. Tem muitos alunos, principalmente do interior, que estão fazendo sua primeira viagem de avião. Serão lembranças inesquecíveis”, comentou Lilian.
 
Uma das grandes promessas de pódio para os Jogos é a atleta Layane Miranda Silva, que vai disputar duas modalidades, sendo a Luta Olímpica (Peso Médio de 44 a 52Kg) e Futsal. Ano passado, a jovem de 14 anos foi a primeira atleta do estado a medalhar. A estudante do CMPM IV Áurea Pinheiro Braga, da Zona Leste, ganhou ouro após se destacar na categoria médio pela Luta Olímpica. Na quadra, a jogadora tambem conquistou a primeira colocação.  
 
Técnico e responsável pelo time amazonense de Luta Olímpica, o professor Waldeci Silva acredita no potencial dos atletas, principalmente no que se diz respeito a classe feminina.
 
“Estamos confiantes que vamos subir no pódio individual e por equipe. Acredito muito no potencial das meninas, pois os meninos estão viajando pela primeira vez e poderão ganhar experiência. A Mirandinha (Layane Miranda) foi campeã ano passado, no individual e coletivo, e ela tem uma bagagem em competições. Tenho certeza que ela vai se dar bem novamente, porque é muito dedicada e tem raça”, disse Waldeci.
 
Ainda segundo o técnico, outra atleta que pode colher os frutos da boa preparação é Anna Flávia Nunes, que disputará a categoria peso leve de 30 a 40Kg, do CMPM IV – Áurea Braga.
 
“A Flávia Nunes tambem pode surpreender nesse Jogos. Ela já treina há três anos, e pratica a modalidade desde os nove anos de idade. Acredito que ela vai com muita garra, pois é a primeira viagem dela, porém ela já tem muita experiência individual através dos campeonatos regionais e estaduais, sempre se destacando. Tenho certeza que vamos ser, novamente, destaque nos Jogos, pois estamos bem treinados”, frisou.
 
JEJ
 
A maior competição escolar do Brasil e celeiro de talentos para o esporte nacional inicia mais uma edição para jovens atletas de 12 a 14 anos. Nesta terça-feira, dia 12, será realizada a Cerimônia de Abertura do evento, no ginásio do Círculo Militar, em Curitiba (PR), a partir das 18 horas.
 
Detectar talentos para o alto rendimento do esporte brasileiro é apenas um dos objetivos dos Jogos Escolares. “Desde que assumimos este projeto em 2005, os Jogos cresceram de forma bastante consistente. Hoje o evento está consolidado como referência internacional e possuem a missão principal de inserir socialmente os jovens através do esporte”, afirmou Edgar Hubner, diretor geral dos Jogos Escolares e gerente geral de juventude do COB.
 
As competições de nove esportes começam nesta quarta-feira. Jovens de todo o Brasil vão em busca de medalhas no atletismo, badminton, ciclismo, judô, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. No domingo, dia 17, terão início as modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei.
 
Deixe seu Comentário

Nome:

Email:

Seu email não será publicado
Mensagem:
Leia Também

© Copyright 2016 Portal Flagrante. Todos os direitos reservados.