▸ Agenda Cultural ▸ Artigos ▸ Carnaval ▸ Celebridades ▸ Cotidiano ▸ Cultura ▸ Destaques ▸ Economia ▸ Educação ▸ Entretenimento ▸ Esporte ▸ Eventos Sociais ▸ Festival Folclórico de Parintins ▸ Internacional ▸ Justiça ▸ Lazer ▸ Meio Ambiente ▸ Nutrição ▸ Polícia ▸ Política ▸ Religião ▸ Saúde ▸ Tecnologia ▸ TRANSPORTES ▸ Turismo

Notícias
Compartilhar Imprimir

Artigos | AUGUSTO BERNARDO CECÍLIO | 14/03/2019 | 08:25 | Por: Portal Flagrante

Matias Machline, transformando vidas

 Não é sempre que encontramos uma instituição tão preocupada e tão dedicada na prática da educação e no projeto de transformar vidas. Esses exemplos existem e devem ser amparados, apoiados e divulgados, a fim de que outras iniciativas surjam, trazendo luz, saber e esperança aos nossos jovens e à sociedade brasileira.

 
 
Localizada no Distrito Industrial de Manaus, a Fundação Matias Machline é um dos maiores projetos sociais de educação da Região Norte do Brasil, e em quase 33 anos de história transformou a vida de mais de 5 mil jovens carentes, oferecendo ensino médio-técnico gratuito nas áreas de Informática, Mecatrônica e Eletrônica. Acreditando no poder transformador da educação, a instituição atende 881 alunos em regime integral oferecendo material didático, uniformes e três refeições diárias, bem como acompanhamento médico, odontológico e psicopedagógico.
 
 
A infraestrutura da instituição é modelo a ser seguido. Dispõe de 27 salas de aula, 31 laboratórios, duas quadras poliesportivas, uma piscina semiolímpica, um ambulatório, um anfiteatro com capacidade para acomodar 336 pessoas, além de uma biblioteca com mais de 16 mil exemplares e mais de 6 mil títulos.
 
 
Alcançando o índice de 95% de aprovação em universidades públicas da região e de grandes centros, a FMM possui o reconhecimento do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e é a única sede do vestibular do Instituto no Amazonas.  Como projeto social sem fins lucrativos, a Fundação possui também a Certificação Beneficente de Assistência Social na Área de Educação – CEBAS, concedida pelo Ministério da Educação em novembro de 2018. 
 
 
Por meio de diversos projetos, como o Preparar FMM, curso preparatório gratuito para estudantes do 9°ano que desejam se preparar para o processo seletivo da instituição, a Fundação transforma a realidade de muitos jovens carentes, proporcionando histórias de superação e sucesso profissional. Dentre elas está a de Joyce de Souza Conceição, ex-aluna da turma de Eletrônica de 2002.
 
 
No mesmo ano, Joyce foi aprovada no vestibular da Academia da Força Aérea Brasileira e hoje ocupa o posto de capitão da FAB, fazendo história na instituição quando se consagra como a primeira mulher no Brasil a pilotar o C-130 Hercules. A ex-aluna também fez parte da turma pioneira de aviadores da FAB e é, até o momento, a única mulher a pilotar uma aeronave militar na Antártica.
 
 
Outro exemplo de superação e dedicação aos estudos vem do ex-aluno Marcello Mota, da turma de Mecatrônica de 2000, um dos responsáveis pelo lançamento do satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégicas (SGCD). O satélite, exclusivamente brasileiro, é dedicado a comunicações estratégicas do governo e promete ampliar a oferta de Internet banda larga para áreas remotas e longínquas do Brasil.
 
 
Por fim, implementando novas técnicas de gestão, a Fundação é um projeto social que está de portas abertas para empresas que desejarem se tornar parceiras por meio de verbas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Atualmente, a FMM conta com um único mantenedor, a empresa Digitron da Amazônia, que aceitou o desafio de dar continuidade ao projeto fundado por Matias Machline. Novas parcerias contribuiriam para a sustentabilidade dessa instituição, que busca atender mais de mil estudantes em 2020 e transformar vidas de mais jovens por meio da educação.
 
 
*Augusto Bernardo Cecílio
*Auditor fiscal e professor.
 
Deixe seu Comentário

Nome:

Email:

Seu email não será publicado
Mensagem:
Leia Também

© Copyright 2016 Portal Flagrante. Todos os direitos reservados.