▸ Agenda Cultural ▸ Artigos ▸ Carnaval ▸ Celebridades ▸ Cotidiano ▸ Cultura ▸ Destaques ▸ Economia ▸ Educação ▸ Entretenimento ▸ Esporte ▸ Eventos Sociais ▸ Festival Folclórico de Parintins ▸ Internacional ▸ Justiça ▸ Lazer ▸ Meio Ambiente ▸ Nutrição ▸ Odontologia ▸ Polícia ▸ Política ▸ Religião ▸ Saúde ▸ Tecnologia ▸ TRANSPORTES ▸ Turismo

Notícias
Compartilhar Imprimir

Saúde | PREFEITURA DE MANAUS | 13/08/2019 | 19:30 | Por: Portal Flagrante

Novo sistema de saúde irá realizar monitoramento do Teste do Pezinho

 A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), assinou nesta terça-feira, 13/8, uma portaria conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) que permitirá o monitoramento e controle dos dados da realização do Teste do Pezinho no Amazonas. A ferramenta, desenvolvida pela assessoria técnica da Semsa e sem custos para o município, funcionará como base de controle de informações para todas as Maternidades, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Integral às Crianças (CAICs) e o Hemoam, que realizam o Teste do Pezinho até o quinto dia de nascimento da criança.

 
A portaria oficializa o compromisso da gestão municipal e estadual para a utilização desse novo instrumento, inclusive com a participação de órgãos de controle, como o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), onde foi realizada a assinatura, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, zona Oeste.
 
Além do secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, e do governador em exercício do Amazonas, Carlos Alberto Almeida Filho, também assinaram o documento: a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque; a titular da 58ª Promotoria de Direitos Humanos da Saúde Pública (PDHSP), promotora de Justiça Silvana Nobre de Lima Cabral; o secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias de Souza Lima; e a presidente da Fundação Hemoam, Socorro Sampaio.
 
Segundo Marcelo Magaldi, uma boa gestão se preocupa com a informatização dos dados. E esse sistema inovador possibilitará a prevenção de muitas doenças não só em Manaus, mas em todos os municípios amazonenses. “É uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto que avancemos na qualidade de vida de nossas crianças. Esse projeto ajudará a identificar e localizar, através de uma busca ativa, as crianças que não foram levadas para fazer o Teste do Pezinho”, afirmou.
 
A Promotora de Justiça Silvana Nobre reuniu, durante vários encontros interinstitucionais, informações para a criação de um cronograma de atividades que resultaram na portaria-conjunta. “Esse sistema chega para colocar um grau de eficiência no serviço e no tipo de assistência que o Estado e o município oferecem, nunca antes visto, integrando a rede. Hoje, Estado e município dão as mãos, junto com o Ministério Público e a Fundação Hemoam, para construirmos uma nova realidade que não é só para Manaus é para o Amazonas”, declarou.
 
O sistema de gerenciamento criado pela Prefeitura de Manaus será incorporado pela Susam para atender unidades de saúde dos municípios do interior do Estado. Através de uma planilha online compartilhada, os agentes autorizados preencherão e acompanharão os dados atualizados em tempo real.
 
“Com informações precisas e exatas disponíveis na palma da mão, esse novo sistema online ajudará a Semsa tomar decisões eficientes e eficazes para a melhoria do atendimento à população”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.
 
 
Texto – Jean Holanda / Semsa
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
Deixe seu Comentário

Nome:

Email:

Seu email não será publicado
Mensagem:
Leia Também

© Copyright 2016 Portal Flagrante. Todos os direitos reservados.