▸ Agenda Cultural ▸ Artigos ▸ Carnaval ▸ Celebridades ▸ Cotidiano ▸ Cultura ▸ Destaques ▸ Economia ▸ Educação ▸ Entretenimento ▸ Esporte ▸ Eventos Sociais ▸ Festival Folclórico de Parintins ▸ Internacional ▸ Justiça ▸ Lazer ▸ Meio Ambiente ▸ Nutrição ▸ Odontologia ▸ Polícia ▸ Política ▸ Religião ▸ Saúde ▸ Tecnologia ▸ TRANSPORTES ▸ Turismo

Notícias
Compartilhar Imprimir

Cotidiano | CONFERÊNCIA | 08/02/2019 | 14:21 | Por: Portal Flagrante

Regimento da 8ª Conferência Municipal de Saúde é aprovado por conselheiros de Saúde

 

 

Em assembleia extraordinária realizada nesta sexta-feira, 8/2, os conselheiros municipais de saúde aprovaram por unanimidade o regimento da 8ª Conferência Munici de Saúde (VIII Comus), que acontecerá no período de 1º a 3 de abril. Com o tema “Democracia e Saúde”, a Comus vai abordar três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

 

O regimento aprovado determina as atribuições do comitê organizador, das comissões de trabalho, define a distribuição das vagas disponíveis para participação nas pré-conferências distritais, os procedimentos para inscrição, a metodologia de trabalho e o processo eleitoral para indicação de delegados que poderão representar Manaus na 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o mês de agosto.

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a aprovação do regimento faz parte do processo de oficialização para a realização do evento que vai reunir representantes de usuários, gestores e trabalhadores do SUS, e definirá as diretrizes para a política de saúde no município de Manaus.

 

“A Comus é um evento extremamente importante na definição das ações de saúde para os próximos anos e vai preparar delegados que irão representar o município de Manaus na Conferência Nacional, quando representantes de todo o Brasil irão debater a problemática da saúde no país e definir diretrizes para a melhoria do SUS. Por isso, é essencial que a população de Manaus participe de todo esse processo, democratizando cada vez mais a saúde, como nos orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto”, afirma Marcelo Magaldi.

 

Pré-conferências - De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), conselheiro Jorge Carneiro, é importante que a população de Manaus fique atenta para a participação nas pré-conferências distritais, marcadas para acontecer entre 11 e 22 de março, atendendo usuários, gestores e trabalhadores do SUS nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

 

“Além de definir diretrizes e propostas que serão discutidas, as pré-conferências têm como função eleger os delegados que irão participar e representar a população de Manaus na Conferência Municipal de Saúde”, explica Jorge Carneiro.

 

Segundo o regimento aprovado, as pré-conferências dos Disas irão eleger 336 delegados que poderão participar da VIII Comus. “A participação em cada pré-conferência é livre para os interessados, seguindo o processo de inscrição nos Distritos de Saúde, mas a participação da Conferência Municipal depende do processo eleitoral das pré-conferências”, informou Jorge Carneiro, lembrando que as vagas para as pré-conferências e conferência municipal atenderão o critério de paridade do SUS, com 50% das vagas direcionadas para representantes dos usuários, 25% de gestores e 25% de trabalhadores.

 

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos: Divulgação/Semsa

 

 

Deixe seu Comentário

Nome:

Email:

Seu email não será publicado
Mensagem:
Leia Também

© Copyright 2016 Portal Flagrante. Todos os direitos reservados.