▸ Agenda Cultural ▸ Artigos ▸ Carnaval ▸ Celebridades ▸ Cotidiano ▸ Cultura ▸ Destaques ▸ Economia ▸ Educação ▸ Entretenimento ▸ Esporte ▸ Eventos Sociais ▸ Festival Folclórico de Parintins ▸ Internacional ▸ Justiça ▸ Lazer ▸ Meio Ambiente ▸ Nutrição ▸ Odontologia ▸ Polícia ▸ Política ▸ Religião ▸ Saúde ▸ Tecnologia ▸ TRANSPORTES ▸ Turismo

Notícias
Compartilhar Imprimir

Meio Ambiente | SÓCIO AMBIENTAL | 20/05/2019 | 12:42 | Por: Portal Flagrante

ViaNorte cria espaço interativo e sócio ambiental para receber lixo eletrônico.

 O shopping Manaus ViaNorte - Avenida José Henriques Bento Rodrigues, 3.760, Nova Cidade, na Zona Norte - está com um espaço interativo ambiental que vai funcionar como um local para o descarte correto de lixo eletrônico e ao mesmo tempo oferecer cursos, oficinas e para promover inclusão, oportunidades, educação, qualificação, além de  produtos reciclados em excelente estado a preços acessíveis para o publico.

O espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 13h às 21h, e aos sábados, das 10h as 18h, criado em parceria com a empresa Descarte Correto. Esta semana já haverá uma programação de cursos profissionalizantes de informática básica informática avançada, manutenção em computadores, designers básico, robótica, photoshop, Autocad, assistente de farmácia. O programa é destinado a crianças, jovens e pessoas que precisam se recolocar no mercado de trabalho.

“No local vai funcionar um espaço interativo, que faz parte de um programa da Descarte Correto que leva computadores, cursos de informática e profissionalizantes com valores acessíveis para diversas comunidades. Serão mais de 60 cursos interativos”, explica o fundador da Descarte Correto,  Alessandro Dinelli.

Segundo Dinelli, a proposta não é apenas o descarte correto do lixo eletrônico. A empresa tem seu trabalho baseado na política nacional de resíduo solido e o objetivo é transformar o lixo  em um nicho econômico fazendo com que a gere oportunidades, empregos e renda.

“A ideia é fazer a economia circular, sempre renovada, gerando um ciclo. Tem pontos de coletas em varias áreas da cidade. Tem coleta direta, em condomínio, pequenas empresas, comércio e indústria”, informa Dinelli.

Todo o material arrecadado no ViaNorte será levado para o galpão da Descarte Correto, onde é feita uma triagem do que pode ser aproveitado.  O público pode descartar teclado de computadores, mouse, bateria, entre outros assessórios, apenas pilhas e lâmpadas não são aceitas. O que não pode ser reutilizado é transformado em matéria prima para outros reciclados ou indústrias. Materiais reciclados são reaproveitados e depois comercializados no espaço interativo, numa loja a preços bem abaixo dos praticados no mercado e que podem ser utilizados em casa, no comercio e entre microempreendedores.

A Descarte Correto está atualmente em 15 comunidades no Amazonas e em Boa vista (RR). A empresa tem arceria com uma instituição de São Paulo que desenvolve a metodologia e conteúdo dos cursos interativos de informática básica, informática avançada, manutenção em computadores, designers básico,  robótica, photoshop, Autocad, Assistente de Farmácia para pessoas que queiram se recolocar no mercado de trabalho

 “Somos uma empresa pioneira em negócio social na região Norte. Tudo que a gente faz é usado em função social. Recuperamos computadores, fazemos a manutenção própria substituindo os que apresentem problemas ou os que se tornam obsoletos e oferecemos oportunidades sociais para quem precisa”, destaca o fundador da Descarte Correto. 

Os cursos terão o valor de R$ 49,00 mensais. As turmas já começam a ser fechadas a partir desta segunda-feira e são realizados em módulos, no próprio shopping Manaus ViaNorte.

Deixe seu Comentário

Nome:

Email:

Seu email não será publicado
Mensagem:
Leia Também

© Copyright 2016 Portal Flagrante. Todos os direitos reservados.