Prefeitura e Consulado da Colômbia em Manaus iniciam revitalização de passeio público

 

 

 

Em mais uma ação do programa de revitalização e adoção de espaços públicos, o Adote Manaus, criado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, a Prefeitura, em parceria com o Consulado Geral da República da Colômbia, apresentou, nesta sexta-feira, 14/2, o projeto de revitalização do passeio público que está sendo executado pelo Consulado. A obra, articulada pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e custeada pelo parceiro, é realizada na rua vereador Manoel Marçal, bairro Parque 10, zona Centro-Sul, ao lado do CSU do Parque 10.

 

O projeto técnico, elaborado pela Semppe, prevê a revitalização da calçada, implantação de rampas de acessibilidade, construção do muro, pintura com uma técnica exclusiva que é desenvolvida pelo parceiro que levará aplicação de imagens fotográficas de monumentos da Colômbia e Brasil, este com figuras regionais, e um espaço para leitura e contemplação com pergolado. As secretárias da Semppe, Maria Josepha Chaves e Amanda Rocha, e o cônsul-geral da Colômbia em Manaus, José Gilberto Rojas, acompanharam o andamento da obra, na manhã desta sexta-feira, 14/2. Na ocasião, as secretárias conheceram as instalações do Consulado, localizado em frente ao passeio.

 

De acordo com a secretária Maria Josepha Chaves, este é um dos 20 projetos elaborados e finalizados pela secretaria para este ano que está em execução e vem valorizar, apresentar um novo paisagismo e resgatar o convívio social de uma área, que já foi, no passado, uma lixeira viciada. “Este projeto faz parte do programa de pacote de parcerias de 2020 capitaneado pelo prefeito Arthur Virgílio que vem enriquecer e valorizar a nossa cidade, principalmente o bairro do Parque 10. Aqui se tornará um grande espaço cultural, além de mais um exemplo de responsabilidade social do parceiro que está recuperando o espaço e o deixará ainda mais bonito”, comentou.

 

O cônsul da Colômbia, José Gilberto Rojas, destacou que é uma das funções da instituição promover ações sociais que beneficiem à população onde estão sediados. No Brasil, segundo ele, há quatro unidades, dos quais dois encontram-se no Amazonas: Manaus e Tabatinga. “Queremos colaborar com Manaus e torná-la uma cidade melhor, pois moramos aqui. E outra política que temos é promover nosso país no exterior e nada como revitalizar um espaço, colocarmos imagens bonitas do nosso país e da cidade onde estamos, promovendo um novo paisagismo para que as pessoas passem menos tempo dentro de casa, possam passear com segurança e trazer mais qualidade de vida e felicidade a elas”, disse.

 

A subsecretária Amanda Rocha observou que a revitalização do passeio está dentro do pacote de obras de 2020, em que o Consulado da Colômbia assinou o termo de revitalização e adoção. “Além da recuperação da calçada, meio-fio, este espaço vai ganhar uma inovação, ou seja, uma área em que as pessoas poderão interagir e fazer fotografias. A ideia é torná-lo mais um ponto turístico da cidade de Manaus, com um paisagismo diferenciado e melhorando a mobilidade para as pessoas, de acordo com as orientações da presidente da Comissão de Paisagismo e Urbanismo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro”, finalizou.

 

Texto - Auriane Carvalho/Semppe

Fotos – Nathalie Brasil/Semcom

David Almeida mais próximo do apoio de Arthur