Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Amazonas

Enfrentamento ao coronavírus contará com universidades públicas e privadas no Amazonas

 

 

Governo do Estado propõe envolver os profissionais e estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem em ações do Plano de Contigência

O sistema público de saúde contará com apoio das instituições de ensino superior da rede pública e privada no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). É o que foi acordado em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (19/03) entre representantes das secretarias estadual e municipal de saúde com os reitores das universidades, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde ocorrem as reuniões do Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao Covid-19.

A proposta apresentada pelo Governo do Estado é envolver os profissionais e estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e áreas da saúde, que estão de recesso, em ações definidas no Plano de Contingência relacionadas à capacitação profissional, assistência e orientação à população. Na reunião ficou definida a criação de um subcomitê específico para a elaboração do plano e suas ações.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, o planejamento visa um cenário de epidemia pelo novo coronavírus.

“Esperamos que não aconteça, mas caso tenhamos esse cenário, o sistema público de saúde precisará de reforço na assistência e na capacitação profissional. Vamos capacitar professores especialistas para que sejam multiplicadores e possam ajudar a ampliar a capacitação da rede de saúde, principalmente no interior. Os profissionais e os alunos do internato podem nos ajudar na assistência, estudantes de medicina podem complementar nossas equipes de triagem nas unidades e ajudar na orientação à população”, disse o secretário.

Ainda, segundo ele, o governo está criando um sistema de call center com uma central de informações 24 horas à disposição da população, que será coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Junto com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a UEA também coordenará toda a parte de capacitação para os profissionais da rede de saúde.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...

Polícia

Manaus/AM – A Polícia Federal deflagra na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Vikare, que tem como alvo uma organização criminosa ligada ao tráfico...

Polícia

De acordo com a titular da Depca, na época do fato, o infrator fazia condução escolar ao longo da rodovia federal BR-174.

Notícias

Iván Duque cumpre agenda oficial no Brasil e foi recebido por autoridades em Brasília.