Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Destaque

Amazonas tem sete casos confirmados do novo coronavírus

 

O Amazonas tem sete casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Os números foram divulgados nesta sexta-feira (20/03), em coletiva de imprensa on-line concedida pelo secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, e pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Rosemary Costa Pinto.

Desde o dia 29 de fevereiro até esta sexta-feira, o Amazonas registrou 72 casos suspeitos da Covid-19, dos quais 52 foram descartados e 13 estão em investigação. Dos sete casos confirmados, seis foram importados e um está em investigação para saber a origem.
Um dos casos em investigação é de Coari, no interior do Estado, cujo exame está sendo processado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o que significa que o interior do Estado segue sem registro de casos confirmados. Também foi informado que a primeira paciente está curada e, neste sábado (21/03), deve ser liberada da quarentena.

Referência – O secretário Rodrigo Tobias destacou ações do Governo do Estado no enfrentamento a uma possível epidemia, caso ela aconteça. O Hospital Delphina Aziz, que é a unidade referência para internação de casos graves, tem hoje seus 50 leitos de UTI instalados preparados receber pacientes graves que precisam de internação e há a possibilidade de ampliação para que chegue a até 150.

Vinte deles serão alugados pelo Ministério da Saúde, que também está liberando para o Estado uma parcela de R$ 8,4 milhões para ações de enfrentamento ao novo coronavírus para a contratação de recursos humanos de forma temporária, compra de insumos, compra de equipamentos para análises laboratoriais, Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Ele também destacou que a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) está recebendo EPIs nesse fim de semana para reforçar seu estoque

Outros vírus – Durante a coletiva concedida por meio de uma live, a diretora-presidente da FVS também falou sobre os outros vírus que estão em circulação no estado e que são monitorados, por conta da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que tem o período sazonal de novembro a maio, durante o regime de chuvas. São 329 casos de SRAG, desde novembro, com 39 óbitos registrados. Desses, 86% tinham alguma outra doença como hipertensão, diabetes, doenças pulmonares e 66% eram idosos.

“Então, isso indica que os quadros gripais que nós vemos hoje na cidade não são apenas o novo coronavírus; nós temos circulação de vírus como Influenza A, Influenza B, Metapneumovírus, Adenovírus, Vírus Sincicial Respiratório, entre outros. Com a circulação de tantos vírus, nós vamos certamente ter pessoas gripadas, resfriadas que estão se sentindo mal, que estão com sintomas de gripe como febre, tosse, dor de garganta e que, necessariamente, não estão com o novo coronavírus”, disse Rosemary Costa Pinto.

Segundo ela, esse é mais um motivo para que as pessoas permaneçam em casa em isolamento social, o que vai ajudar também a prevenir os outros vírus em circulação.

Recomendações – As recomendações de prevenção de outros vírus são as mesmas para o novo coronavírus. “Por isso, a necessidade de a gente usar de etiqueta respiratória. Tossir e espirrar na curva do braço ou num lenço descartável, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, qualquer tipo de sabão. Sabão, sabonete, sabão líquido, qualquer tipo de sabão é eficiente. Na falta da possibilidade de fazer isso usar o álcool em gel.”

FOTOS: MICHELL MELLO/SECOM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...