Vigilância Sanitária apura denúncia e fiscaliza supermercados na zona Leste

Equipes da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) seguem fiscalizando e orientando estabelecimentos comerciais do setor de alimentos para o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus, causador da Covid-19, em Manaus. A praça de alimentação de um shopping e dois supermercados localizados na zona Leste foram inspecionados na tarde desta segunda-feira, 23/3, como ação preventiva.

 

Em um centro de compras localizado na avenida Autaz Mirim, denunciado por supostamente manter em funcionamento a praça de alimentação, os fiscais encontraram todas as lanchonetes e restaurantes fechados, em cumprimento ao decreto da Prefeitura de Manaus, que proíbe o fornecimento de comidas e bebidas para consumo no local. “A denúncia era improcedente”, afirmou o fiscal Leonardo Monteiro.

 

Os dois supermercados inspecionados também cumpriam as medidas de proteção. “No primeiro deles, na avenida Autaz Mirim, verificamos a prática correta de contenção de clientes para evitar a aglomeração de pessoas e as demais iniciativas, como controle com álcool em gel para o público interno e externo, uso de máscaras pelos funcionários, banheiros equipados com papel toalha e lixeiras adequadas”, informou o fiscal. Além disso, de acordo com Leonardo, o estabelecimento deu início ao uso de termômetro para medir a temperatura de funcionários e clientes, se necessário.

 

No segundo supermercado inspecionado, também na avenida Autaz Mirim, os fiscais identificaram boas práticas e orientaram a gerência quanto à necessidade de reforçar a proteção dos funcionários, em especial os que trabalham como caixas, mantendo contato, mesmo a distância, com um número maior de pessoas que os demais trabalhadores.

 

Rigor no controle

O reforço às boas práticas em supermercados, para reduzir os riscos de doenças transmitidas por vírus foi feito em parceria entre a Visa Manaus e a Associação Amazonense de Supermercados (Amase), no início deste mês, após reunião entre as duas entidades. Desde então, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o trabalho faz parte do conjunto de estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para enfrentamento ao novo coronavírus.

 

Magaldi destacou a importância da higienização de carrinhos e demais ações de proteção a clientes e funcionários. “Os supermercados são locais aonde todos, com maior ou menor frequência, precisam ir para manter a casa abastecida com itens de primeira necessidade, por isso não podem ser locais em que o risco de transmissão não seja controlado com rigor”, avaliou.

 

Além dos supermercados, a Visa está atuando em outros segmentos de serviços, da indústria e do comércio, com equipes em plantão diário para atendimento específico das demandas de vigilância sanitária relacionadas ao plano de contingência municipal para infecção pela Covid-19.

 

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, acrescentou que, além do trabalho de fiscalização e orientação em campo, o órgão está elaborando notas técnicas para esclarecer dúvidas e reforçar medidas a serem adotadas por profissionais da saúde e pela população em geral. “O volume de informações sobre o que fazer e o que não fazer é imenso e estamos uniformizando as orientações, para reduzir a possibilidade de erro, tanto nas condutas individuais quanto coletivas relativas à vigilância sanitária”, ressaltou.

-- -- --

 

Texto -  Andréa Arruda/Visa Manaus/Semsa

Fotos -  Divulgação / Visa Manaus/Semsa

Você pode

COMUNICADO URGENTE – Prefeito anuncia novas medidas emergenciais de prevenção à Covid-19 na capital

COMUNICADO URGENTE – Prefeito anuncia novas medidas emergenciais de prevenção à Covid-19 na capital

Prefeito inaugura nova sede administrativa da Ageman

Prefeito inaugura nova sede administrativa da Ageman

Startup da UEA implantará projeto pioneiro no sistema de venda de passagem via fluvial

Ricardo Nicolau anuncia projeto Pra Frente, Manaus para construir soluções viáveis para a cidade

Ricardo Nicolau anuncia projeto Pra Frente, Manaus para construir soluções viáveis para a cidade

Festival Amazonas Jazz reúne nomes premiados da música internacional

Festival Amazonas Jazz reúne nomes premiados da música internacional

Governo do Amazonas disponibiliza cursos de qualificação do Cetam no programa ‘Muda Manaus’

Governo do Amazonas disponibiliza cursos de qualificação do Cetam no programa ‘Muda Manaus’