Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Flagrantes da Política

Parlamentares subscrevem e pedem votação em regime de urgência de PL que suspende cortes de água e luz

Durante a 1ª sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (24),
a maioria dos deputados estaduais subscreveu o projeto de lei nº 109/2020 que prevê a suspensão de cortes de serviços essenciais, por falta de pagamento, no período do Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) relacionado ao Covid-19. Na discussão, os parlamentares solicitaram, ainda, que a matéria fosse votada em regime de urgência.

Com a ampla adesão dos pares, o PL deve entrar em votação nesta quarta-feira (25), durante a sessão virtual.

Proposto pelos deputados João Luiz (Republicanos) e Josué Neto (Sem partido), o projeto veda a interrupção do fornecimento de água, energia, gás e tratamento de esgoto em todo o Estado, neste momento de contingência, além de proibir a majoração de preços de produtos e serviços essenciais à população.

Ao justificar a importância da propositura, João Luiz recebeu o apoio dos pares presentes, parabenizando-o pela iniciativa, juntamente ao presidente da Casa, deputado Josué Neto.

“Agradeço aos deputados pelo apoio e, principalmente, pela sensibilidade em requerer que o projeto seja votado em regime de urgência. Com isso, estamos protegendo o consumidor amazonense mais carente e que mais necessita de apoio neste momento. Estamos cumprindo o nosso papel como parlamentar, que é criar ferramentas e mecanismos para evitar maiores prejuízos à população, mediante a essa situação excepcional”, ressaltou João Luiz.

Entre os parlamentares que subscreveram a matéria, o deputado Carlinhos Bessa (PV) fez questão de ressaltar a relevância do projeto. “É um momento difícil para todos, mas temos de nos atentar ao ponto mais fraco, que é a população de baixa renda. A proposta é importante, uma vez que assegura o fornecimento dos serviços essenciais as pessoas mais carentes”, afirmou.

Para o deputado Adjuto Afonso (PP), que também subscreveu o PL, o texto deve ser aprovado nesta quarta-feira (25) por ser importante para a sociedade. “Tudo que a Assembleia fizer, neste momento de contingência, para melhorar a vida das pessoas é importante. Por isso, estamos atuando em conjunto, em prol dos amazonenses”, destacou.

O PL foi subscrito, até o início desta tarde, pelos deputados Felipe Souza (Patriotas), Alessandra Campelo (MDB), Cabo Maciel (PL), Fausto Jr (PV) e Álvaro Campelo (Progressista).

Além de propor que o débito durante as medidas restritivas não gere interrupção dos serviços, o projeto de lei proíbe a cobrança de juros e multa. O PL também prevê que, ao fim do período de contingência, as concessionárias de serviço público, antes de proceder a interrupção dos serviços por inadimplência anterior a março, deverão possibilitar, também, o parcelamento do débito das faturas referentes ao período de contingência.

Majoração de preços

O PL proíbe, ainda, a majoração de preços de produtos e serviços essenciais neste período de contingência relacionado ao Covid-19. Segundo João Luiz, a proposta vai coibir a prática de cobranças abusivas, já constatadas em alguns estabelecimentos de Manaus, de itens como álcool em gel, máscaras e luvas médicas. “Para evitar que outros produtos sejam majorados, propomos a manutenção dos preços praticados no mercado em 1º de março de 2020, vedando o aumento abusivo que decorre do crescimento da demanda em razão da pandemia”, informou João Luiz.

Texto: Jeane Glay
Foto: Mauro Smith e Lucas Luiz

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Celebridades

Isabela Brito Guerra foi acusada de se aproveitar da amizade que tinha com o casal para aplicar golpe.

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM – Um homem identificado como Jean Vieira, 29 anos, morreu na tarde desta terça-feira (12), durante um assalto na rua 22, do bairro...