Manaus:

GOVERNO E MUNICÍPIO realizam visita técnica nos Parques Urbanos do Prosamim

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Representantes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão do Governo do Estado responsável pelo acompanhamento e gerenciamento das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizaram nesta sexta-feira (10/07) visitas técnicas nos Parques Urbanos construídos pelo programa.

As visitas ocorreram nos Parques Urbanos Manaus II e Largo Mestre Chico, na área central da cidade, e no parque Linear da Freira e parque Kako Caminha, localizados às margens do igarapé do 40 e da bacia do São Raimundo, respectivamente.

As visitas estão inseridas em um Termo de Cooperação Técnica e Financeira celebrado entre a UGPE e o Poder Municipal, e têm por objetivo promover o fortalecimento da capacidade operacional dos órgãos municipais com competências para recepcionar as obras construídas pelo Prosamim.

Os parques urbanos estão sendo revitalizados, e as visitas em conjunto do Estado e do Município têm também a finalidade de inspecionar os serviços que estão sendo executados, assim como de demonstrar a funcionalidade e a durabilidade de todos equipamentos públicos contemplados no parque.

O subcoordenador do Jurídico e de Relacionamento Institucional da UGPE, advogado Francisco Souza, afirma que “temos sete parques urbanos do Prosamim recebendo serviços de reforma para que sejam repassados ao município totalmente reformados e aptos ao uso da população”.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil, Marcellus Campêlo, salienta que “as visitas atestam ao Município, que receberá os parques após a conclusão das reformas, o empenho do Prosamim, seguindo as determinações do governador Wilson Lima, para que esses parques urbanos sejam revitalizados e devolvidos à população da cidade”.

“São espaços emblemáticos e que estavam longe das condições ideais, devido à falta de manutenção adequada e mau uso. O Governo do Estado espera que, a partir desse momento, os parques, praças e espaços construídos pelo Prosamim sejam mantidos pelo município”, afirma.

Lista dos Parques e Praças do Prosamim contidos no Termo de Cooperação
Os parques e praças que já tiveram suas obras concluídas e que irão ter sua conservação e manutenção sob responsabilidade do Município são: Parque Bittencourt 2ª Etapa, reinaugurado como Praça Pública Elza Simões de Oliveira; Galeria Afluente Mestre Chico II; Parques Lineares e Melhorias do Igarapé Quarenta; Parque Linear das Cacimbas Fase 01 e 02; sete praças da Ligação Viária Presidente Dutra (LPD); Igarapé do Sesc; e o Parque Dois Amigos: Oscarino e Peteleco.

Os parques e praças que estão passando por revitalização e que, após a conclusão de suas obras, passarão a ter sua manutenção e conservação sob responsabilidade do Município são: Parque Paulo Jacob, Parque Manaus 2ª Etapa, Parque Bittencourt 1ª Etapa, Parque Largo Mestre Chico, Parque Beira Rio, Parque Igarapé da Freira, Parque Kako Caminha.

Os parques e praças que estão em execução e que terão sua manutenção e conservação sob responsabilidade municipal são: Quatro praças em áreas remanescentes do Parque Rio Negro, Mirante Leonardo Malcher, Parque Igarapé Belchior.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

vitoria aguilero

vitoria aguilero

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.