Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

SOLIDARIEDADE – ‘Abraço Solidário’ faz doação de enxovais para grávidas em situação de risco social

 

O programa “Abraço Solidário”, um dos braços sociais da Prefeitura de Manaus, entregou nesta terça-feira, 21/7, kits de enxovais para mães em situação de risco social, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonor de Freitas, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste. O programa é coordenado pelo Fundo Manaus Solidária e os produtos são entregues para grávidas que estão em acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde do município. Desde a semana passada, mais de 40 kits de bebês foram entregues. 

A presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, destacou a atuação da prefeitura na área social também por meio do “Abraço Solidário”. “Essa é uma atividade contínua do fundo e muito significativa, especialmente em meio à pandemia. Nesse momento em que as pessoas não podem vir até nós, estamos fazendo a busca ativa nas UBSs, nas organizações sociais e demais parceiros, para que possamos continuar prestando assistência à população. O programa auxilia na atenção social que a Prefeitura de Manaus já realiza”, ressaltou a primeira-dama.

A autônoma Érica Monteiro de Lima, 26, foi uma das pessoas prejudicadas financeiramente pela pandemia da Covid-19. Mãe de dois filhos e à espera de Maitê, ela agradeceu à ação da Prefeitura de Manaus. “Já estou com 30 semanas e não esperava receber esse auxílio. Esse enxoval chega numa excelente hora, ainda mais com essa pandemia e eu sendo autônoma, ganhando pouco e grávida. Agradeço a Deus e a vocês por estarem nos proporcionando isso”, disse.

 

Venezuelana e morando há pouco mais de um ano em Manaus, a dona de casa Marianny Del Valle, 22, agradeceu à Prefeitura de Manaus e ao Fundo Manaus Solidária pelo acolhimento e pela oportunidade de receber o segundo filho com um pouco mais de conforto. Grávida de 33 semanas, contou que ela e o marido, que trabalha como ajudante de pedreiro, estavam tendo dificuldades para comprar itens básicos para receber o bebê que está prestes a chegar.

“Esse enxoval é muito bom, um presente para o meu filho. Sinto-me acolhida aqui, agradeço ao Brasil e à prefeitura por isso, por nos ajudarem neste momento. Estou muito feliz e agradecida por esse presente ao meu filho e à minha família. Eu realmente precisava”, afirmou.

O enxoval é composto por fralda descartável, fralda de pano, lençol de berço, cueiro, toalha de banho com capa, blusa, calça, meia, luva, gorro, escova e pente de cabelo.

 

Saúde e social

A diretora da UBS Leonor de Freitas, Fabiana Nascimento, destacou a iniciativa do Fundo Manaus Solidária que soma esforços à atenção em saúde ofertada pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“A entrega dos enxovais é de grande valia para essas grávidas, que já fazem o acompanhamento conosco. Algumas delas não tinham condições de comprar algo, mesmo já estando num estágio bem avançado da gravidez. Essa doação, capitaneada pela nossa primeira-dama Elisabeth Valeiko, contribui bastante. É um gesto de muita generosidade e amor com as nossas grávidas, que estão em vulnerabilidade social”, reiterou.

A coordenadora do Serviço Social do Fundo Manaus Solidária, Virna Martiniano, reforçou o compromisso do programa “Abraço Solidário” em conceder bens materiais a pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social de qualquer natureza e a pessoas acometidas de câncer ou com problemas crônicos de saúde.

“Pelo programa, o Fundo Manaus Solidária já distribuiu, além de enxovais, cestas básicas, berços, cadeiras de rodas, colchões casca de ovo, fraldas geriátricas e outros. O ‘Abraço Solidário’ era feito de forma presencial, mas com a pandemia tivemos de readaptar. O programa está acolhendo, sobretudo, aqueles que estão sem emprego ou que exerciam funções informais e que foram afetados pela pandemia. É orientação da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que façamos esse acolhimento às grávidas e aos bebês que estão chegando”, finalizou.

O programa é direcionado também a crianças, gestantes, nutrizes, idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), além de pessoas em situação de pobreza ou que sejam impossibilitadas de arcar com os custos do enfrentamento de situações que coloquem em risco a sobrevivência e a dignidade do indivíduo e da família.

 

— — —

Texto – Michele Gouvêa / Fundo Manaus Solidária

 

Fotos – Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...