Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Destaque

HPS João Lúcio atualiza instrumento de gestão implantado em março de 2020

 

O Hospital e Pronto-socorro (HPS) João Lúcio, na zona leste de Manaus, vem passando por reformulação das suas estruturas físicas e organizacionais. Dentro desse planejamento, está a aprovação da atualização do Plano de Capacidade Plena (PCP) da unidade, que estabelece normas para os atendimentos. O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Sírio-Libanês, e um treinamento foi oferecido aos profissionais da unidade.

O PCP tem como função planejar e programar o controle das ações necessárias para a tomada de decisão em casos em que a demanda de pacientes ultrapassa a sua capacidade instalada. O número de macas extras utilizadas é o elemento utilizado para medir os níveis de segurança, distribuídos em quatro categorias: verde, amarelo, laranja e vermelho.

Com o plano, o hospital consegue identificar a necessidade de ação para a resolução do problema, de maneira rápida e organizada, garantindo a qualidade e segurança nos atendimentos oferecidos, conforme explicou o diretor do hospital, Sílvio Romano.

“O PCP permite que a unidade conheça e saiba como agir quando a demanda ultrapassa a nossa capacidade instalada. Isso permite que cada setor responda de maneira coordenada e segura, permitindo, assim, que o nosso usuário receba a assistência adequada no menor tempo possível e com qualidade e resolutividade no atendimento”, disse.

Durante o treinamento, os técnicos da unidade tiveram a oportunidade de discutir as atualizações e visualizar na prática como devem ser realizadas as tomadas de decisão.

Projeto – O projeto Lean nas Emergências do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), é executado nos estados em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que oferece mentorias aos gestores.

Com o projeto, o Ministério da Saúde pretende reduzir a superlotação nas unidades de emergência por meio de um sistema de gestão que padroniza processos internos; atua na redução no tempo de permanência e trabalha na maior efetividade e produtividade.

FOTOS: Mayara Viana/Susam

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...