Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Cultura

APÓS REABERTURA, mais de 800 pessoas visitaram o Teatro Amazonas em julho

Em agosto, a gratuidade volta a ser para amazonenses
 

O Teatro Amazonas já foi visitado por mais de 800 pessoas no mês de julho, após a reabertura do espaço, com a adoção de medidas preventivas contra a Covid-19. O patrimônio, que é administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, ficou fechado por três meses seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Amazonas para evitar aglomerações. Para visitar, é preciso agendar um horário por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), no aplicativo Cultura.AM ou no site do Teatro Amazonas.

No mês de julho, a visita ao Teatro é gratuita para todos os visitantes, como uma forma de celebrar a volta do espaço ao circuito cultural da cidade. Em agosto, a gratuidade passa a ser de amazonenses, mediante comprovação, de crianças de até 10 anos e pessoas com deficiência. Idosos e estudantes pagam meia-entrada. O ingresso para a visitação turística é de R$ 20 (R$ 10 a meia).

“O agendamento continua. Quando o visitante chegar, ele vai apresentar o comprovante do agendamento e será direcionado à bilheteria para efetuar o pagamento”, explica o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. “A gratuidade para todos vai até esta sexta-feira (31/07), então convidamos os turistas que quiserem visitar e conhecer um dos maiores patrimônios do Amazonas a aproveitar este benefício”.

O Teatro Amazonas fica aberto de terça a sábado, das 9h às 15h. O espaço recebe até dez pessoas por grupo para a visitação em um roteiro reduzido, de 30 minutos. Cada etapa tem entre três e cinco minutos, com exceção do Salão de Espetáculos, com o tempo previsto de nove minutos. Entre os destaques estão o Hall, Salão de Espetáculos, Saleta de Arquitetura e órgão eletrônico, maquete de lego do Teatro Amazonas, Salão Nobre e varanda frontal, sala de exposição e camarim de época.

O patrimônio histórico também apresenta sinalização e material gráfico com informações sobre como se prevenir do contágio por Covid-19. Também é proibido o contato físico com qualquer elemento do espaço, tais como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas. Com exceção das poltronas da plateia e dos corrimãos das escadas, que são higienizados constantemente.

Espaços culturais e visitação – Além do Teatro Amazonas, o Palacete Provincial, os centros culturais Palácio Rio Negro, Palácio da Justiça e Povos da Amazônia já reabriram para visitação turística.

Os espaços passaram por um processo de sanitização para voltar a receber o público, além de adotar medidas de prevenção, como a instalação de totens de álcool em gel acionados por pedal, medição da temperatura, grupos reduzidos para visitação, distanciamento de 1,5 metros entre pessoas, e uso obrigatório de máscara.

Todos os espaços estão disponíveis para visitação de terça a sábado, das 9h às 15h. Para agendar uma visita, basta escolher o espaço e o horário, e informar um número de telefone e o CPF. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca que as visitas são gratuitas, no entanto, devem ser agendadas por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e do aplicativo Cultura.AM.

Os parques Jefferson Peres e Rio Negro também estão abertos ao público diariamente, das 6h às 14h.

FOTOS: Michael Dantas

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Celebridades

Isabela Brito Guerra foi acusada de se aproveitar da amizade que tinha com o casal para aplicar golpe.

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM – Um homem identificado como Jean Vieira, 29 anos, morreu na tarde desta terça-feira (12), durante um assalto na rua 22, do bairro...