Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Destaque

Governo do Amazonas desencadeia operação de combate às queimadas urbanas

Corpo de Bombeiros Militar deu início à operação “Céu Limpo” nesta quarta-feira (29/07)

O Governo do Estado, por meio do Comando de Bombeiros da Capital (CBC) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), deu início à operação “Céu Limpo” na manhã desta quarta-feira (29/07), na sede do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma), localizado no Parque Estadual Sumaúma, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, a ação é de combate às queimadas urbanas, ocorrência mais frequente na região neste período do ano.

“A elevação da temperatura e a baixa umidade do ar tendem a ocasionar esse tipo de ocorrência. Por essa razão, iniciamos junto ao CBC essa operação de combate às queimadas urbanas. É importante lembrar que a população pode colaborar neste trabalho evitando queimar o lixo do quintal e jogar bituca de cigarro em locais inapropriados”, informou o comandante-geral.

A operação tem como principal objetivo atuar na capital, como explica o comandante do Bifma, tenente-coronel BM Sulemar Barroso.

“Essa ação será realizada pelo Bifma, Batalhão de Bombeiros Especial e Companhia do Comando Geral, que vão compor equipes que estarão em prontidão na sede do batalhão para correr até os incêndios florestais e dar a primeira resposta. Inicialmente, essa operação é da capital, uma vez que já temos uma operação integrada em andamento sob a coordenação do Exército Brasileiro”, disse ele.

Novos equipamentos – Durante a solenidade, o CBMAM também recebeu equipamentos para atuação de combate às queimadas. A doação foi realizada pela WWF Brasil, organização da sociedade civil brasileira, de natureza não governamental, conforme informou a subdiretora de Atividades Técnicas, tenente-coronel BM Suiane Mota.

“Esses materiais vieram por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que colocou o Corpo de Bombeiros em parceria com a ONG WWF. Essa ONG estava com disponibilidade financeira para ajudar no combate a incêndios na Amazônia, e viu o CBMAM como um parceiro e alguém que receberia o material e atuaria no combate. Recebemos R$ 120 mil em equipamentos. Nós definimos o material importante para o combate ao incêndio florestal, esse material chegou neste mês e já será utilizado nas ocorrências”, comentou a subdiretora.

Os equipamentos, na ordem de R$ 120 mil, é composto de motosserras, motopoda, roçadeiras, mochila extintora Vallfirest, motobomba, abafadores de borracha, facões, coturnos, luvas de proteção, máscaras de proteção respiratória, óculos de proteção e ampla visão, capacetes de segurança, dentre outros itens utilizados nesse tipo de ocorrência.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...