Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Destaque

CGE inicia tratativas com OAB para adesão ao direito digital

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) iniciou tratativas com a Comissão de Direito Digital Startups e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Amazonas (OAB-AM), com o intuito de alinhar uma futura parceria. O objetivo é aperfeiçoar os mecanismos de atuação da secretaria e de atendimento ao público por meio da informatização dos processos e dentro das diretrizes do direito digital.

A reunião inicial aconteceu na sede da CGE, nesta quinta-feira (30/07), entre o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, o subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria da CGE, Rogério de Sá Nogueira, e o presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB, advogado em direito digital, Aldo Evangelista, acompanhado da equipe técnica da Dice Startup.

Durante a reunião, foi abordado sobre a inserção do direito digital a temas como compliance na administração pública, a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados, e o aperfeiçoamento das ferramentas de controle social e transparência, no âmbito estadual, a partir das ações da CGE.

Segundo o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, o avanço na utilização das ferramentas digitais para a melhoria da qualidade do serviço público e ainda, a acessibilidade ao cidadão às novas tecnologias são compromissos firmados pelo governador Wilson Lima com a população. Para o controlador, o diálogo com instituições que tratam sobre tecnologia é fundamental para a melhoria da administração pública. “O direito digital gera uma maior aproximação da coletividade com o poder público em decorrência da acessibilidade às informações e ferramentas disponibilizadas. Atendemos às diretrizes dadas pelo governador Wilson Lima ao buscar novas ferramentas para a melhoria da qualidade do serviço público”, avaliou.

O presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB, Aldo Evangelista, falou da importância da adequação da administração pública ao direito digital. “Nosso objetivo é aproximar o direito digital à administração pública. Buscamos a parceria com a CGE por ser um órgão de atuação próxima ao governador, de orientação. Atuamos na área de compliance digital. Temos a Lei Geral de Proteção de Dados que deverá entrar em vigor e a administração pública precisa se adequar, estabelecer normativas e fluxos de procedimentos”, orientou.

Direito Digital – É o conjunto de normas, aplicações, conhecimentos e relações jurídicas oriundas do universo digital. A tecnologia é capaz de outorgar aos profissionais do direito ferramentas computacionais que simplificam e aperfeiçoam tarefas.

Fotos: Divulgação/CGE

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...