Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Destaque

Semana Mundial de Aleitamento Materno abre programação da Prefeitura de Manaus no ‘Agosto Dourado’

08-06-17-Comemorações pelo aniversário de 26 anos do Conselho Municipal de Saúde. Fotos: José Nildo.

Com a proposta de conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno, ao longo do mês, a Prefeitura de Manaus irá realizar uma série de ações dentro da programação do “Agosto Dourado”. Este ano, em razão da pandemia de Covid-19, o início das atividades ocorrerá por meio de um webinário, a partir desta segunda-feira, 3/8, às 15h, abrindo a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de 2020, em Manaus. O acesso será por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/uea-telessaude. O tema escolhido neste ano é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”.

“A prefeitura dá início ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Como mãe de cinco filhos e avó de dois netos, lembro com ternura e saudade desse momento único que é a amamentação. Precisamos incentivar o aleitamento dos recém-nascidos, exclusivamente até os seis meses de idade e livremente pelos próximos anos, porque é de grande importância para saúde das mães e das crianças. Mamães, não desistam de amamentar seus filhos. Essa é mais uma demonstração do nosso amor por eles”, ressaltou a primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro. 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – da Organização das Nações Unidas (ONU) -, um plano de ações que busca envolver pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza. Nesse sentido, o aleitamento materno é uma forma de alimentação renovável, ambientalmente segura, produzida e consumida da forma mais sustentável possível.

“A Semana se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente no intuito de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, para a saúde do planeta e do nosso povo”, reforça o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi. O webinário terá a participação do próprio secretário, da representante da Sociedade Amazonense de Pediatria, Rossiclei Pinheiro, e da representante do Unicef Nacional, Cristina Albuquerque. A moderadora será a enfermeira Ivone Amazonas, chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa.

Além do webinário, outras ações promovidas pela prefeitura completarão a SMAM 2020, como atividades nas maternidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos espaços de acolhimento para os indígenas venezuelanos warao, com o intuito de promover a interação dos profissionais de saúde com as mães, bebês e família.

Também serão exibidos vídeos com objetivos educacionais para a população com assuntos específicos relacionados ao tema: amamentação na primeira hora e os benefícios para a mãe, bebê, família e profissionais de saúde; benefícios da amamentação e os impactos no planeta; efeitos nutricionais da amamentação; proteção imunológica da amamentação e cuidados de higiene e amamentação em tempo de Covid-19.

Relevância

Relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “Capture the moment”, em 2017, que analisa dados de 76 países, apresenta a estimativa de que o aleitamento materno nos primeiros anos salvaria mais de 820 mil crianças menores de cinco anos em todo o mundo. Porém, apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses na região das Américas e somente 32% continuam sendo amamentados até os 24 meses, o que reforça a urgência da discussão sobre o tema e a importância de atividades relacionadas à amamentação.

 Divulgação/Semsa

Fotos – José Nildo / Semsa / Arquivo Semcom

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Celebridades

Isabela Brito Guerra foi acusada de se aproveitar da amizade que tinha com o casal para aplicar golpe.

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM – Um homem identificado como Jean Vieira, 29 anos, morreu na tarde desta terça-feira (12), durante um assalto na rua 22, do bairro...