
Na manhã desta segunda-feira (19), a diretoria do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) teve um encontro virtual com Amazonino Mendes, do Podemos. O candidato à prefeitura de Manaus expôs suas propostas, entre elas, investir nas escolas de tempo integral e comprometeu-se em, caso seja eleito, estreitar a relação com o segmento privado.
Durante a conversa, a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, destacou a atuação da entidade, principalmente durante a pandemia, quando o sindicato trabalhou de forma a orientar e ajudar tanto as instituições associadas quanto as não associadas.
“O sindicato traçou um plano estratégico, orientando sobre as providências a serem tomadas e os cuidados necessários para as aulas presenciais e isso foi fundamental para o sucesso do retorno”, informou a gestora. Também participaram da reunião a vice-presidente do Sinepe-AM, Laura Vital, e demais membros da diretoria.
Em meio à conversa, Amazonino lembrou da sua infância escolar no município de Eirunepé e destacou a importância do papel do professor na sala de aula, como alguém em quem crianças e adolescentes tem como referência de conhecimento.
“Porém, algumas mudanças que aconteceram ao longo dos anos trouxeram impactos na sala de aula e contribuíram para a desvalorização na educação em todo o país”, avalia o candidato, que entre as suas propostas para a educação está a de ampliar o número de escolas em tempo integral.
Amazonino Mendes acredita que este modelo de ensino, aliado a atividades de esporte, lazer e alimentação, contribui para amenizar os problemas sociais e educacionais da população manauara.
Com o objetivo de contribuir para o sistema educacional, a presidente do Sinepe-AM revelou que a entidade está produzindo um documento que será entregue ao candidato eleito. “A nossa ideia é, através de sugestões, contribuir da melhor forma possível para diminuir as distâncias entre os alunos do sistema privado e público”, comentou.
Para o candidato do Podemos, essa parceria será fundamental para diminuir os índices de evasão escolar e, principalmente, para traçar estratégias educacionais para desafios que surgiram durante a pandemia do Covid-19.
O Sinepe/AM já participou de encontros com os candidatos Romero Reis (Novo) e Coronel Menezes (Patriota).
