Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Destaque

Em evento internacional: SECRETÁRIA da SEMED fala sobre ações educacionais em Manaus na pandemia

As medidas tomadas pela Prefeitura de Manaus na área de Educação antes e durante a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, foram compartilhadas no primeiro dia da 4ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado nesta segunda-feira, 19/10, e que teve como um dos convidados a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt.

Entre as ações apontadas pela secretária estão a suspenção das aulas presenciais, logo após a confirmação do primeiro caso de coronavírus na capital amazonense, em março, e a adoção de aulas on-line pela internet e em canais abertos de televisão, conforme determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Em Manaus, nós tivemos toda a orientação do prefeito Arthur e a primeira ação foi antecipar o calendário do recesso escolar durante 15 dias. Também fomos o primeiro município do Brasil a oferecer aula on-line pela TV aberta e internet. Temos, atualmente, mais de 185 mil estudantes que acompanham as atividades e os professores dão apoio por grupos de mensagens instantâneas”, pontuou a secretária.

Kátia Schweickardt também explicou sobre o trabalho de suporte aos estudantes com dificuldade de acesso à internet e à TV. “Para os alunos que não conseguem acompanhar as aulas on-line, elaboramos um trabalho de busca ativa, que envolve também as famílias das crianças e dos adolescentes. A Semed já trabalhava com uma equipe de gestão muito forte, o que facilitou para que, de forma rápida, conseguíssemos oferecer esse estudo a distância”, informou.

O congresso

O evento da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) tem o tema “Educação na Pandemia – o que fizemos até aqui e como continuamos na retomada” e é totalmente on-line, com atividades até o próximo dia 23/10. No primeiro dia, dentro do tema educação, foram abordadas as questões sobre as desigualdades educacionais, o desafio da retomada de aulas e o que a pandemia deixa de lição. Os secretários responderam aos jornalistas de várias cidades do Brasil.

O debate contou ainda com a participação dos secretários estaduais de educação de São Paulo, Rossieli Soares, do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques Ferreira, e do Paraná, Renato Feder. A vice-presidente da Jeduca e repórter de educação e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, Renata Cafard, foi a mediadora das entrevistas.

“Assim como na rede municipal de Manaus, muitas secretarias de Educação municipais e estaduais do país ainda não retornaram às aulas presenciais, mas têm apoiado os estudantes no ensino remoto. Então, a partir do relato dos secretários nesse encontro de grande importância, a pandemia deixou a lição de que a tecnologia veio para ser uma aliada definitiva no papel do professor”, resumiu a secretária Kátia Schweickardt.

O debate durou aproximadamente duas horas e todos os secretários puderam falar das ações criadas pelos Estados ou municípios, diante da necessidade da suspensão das aulas presenciais. O congresso conta com jornalistas de todas as regiões do país, além dos Estados Unidos, Nigéria e Uruguai. Toda programação conta com tradução em libras.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Valdo Leão / Semcom

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

criação de sites JOta Conecta

Você pode gostar!

Notícias

MANAUS – O corpo de Bombeiros atende nesse momento uma ocorrência de uma explosão ocorrida agora pouco que demoliu parte de um apartamento no...

Notícias

Manaus (AM) – O Instituto Médico Legal (IML) removeu na manhã desta quarta-feira (24) o corpo de um homem não identificado que morreu quando...

Notícias

Um dos momentos mais emocionantes da fase atual da pandemia em Parintins envolve uma história de amor de muitas décadas. Seu Francisco das Chagas,...

Notícias

O governador Wilson Lima, pretende anunciar a manutenção das medidas do último decreto e autorizando o funcionamento das academias, mas tendo os cuidados necessários...