No encerramento do Outubro Rosa, Ricardo Nicolau e Dr. George Lins reforçam projeto para saúde e segurança das mulheres

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Neste mês, foram propostas a criação da Casa da Mulher, Clínica da Mulher e da Rede de Proteção à Mulher, com o objetivo de dar independência a mulheres vítimas de violência.

O candidato a prefeito de Manaus pela Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, Ricardo Nicolau (PSD), e o candidato a vice-prefeito, Dr. George Lins, apresentaram ações para promover saúde, proteção e segurança das mulheres em Manaus. A coligação é a única a criar um Comitê da Mulher, que durante todo o Outubro Rosa, discutiu com lideranças femininas sobre ações para as mulheres. Neste mês, foram propostas a criação da Casa da Mulher, Clínica da Mulher e da Rede de Proteção à Mulher, com o objetivo de dar independência a mulheres vítimas de violência.

Conforme o plano de gestão, a Casa da Mulher será um espaço que receberá vítimas da violência doméstica, com ou sem filhos. No local, a mulher terá acolhimento e receberá orientações jurídicas a respeito de como proceder mediante separação ou até que o agressor deixe a residência comum do casal/família.

Outro objetivo da Casa da Mulher é funcionar como um ambiente de transição, onde a mulher possa se reestabelecer minimamente para construir uma nova vida. Já a Rede de Proteção à Mulher trata do atendimento ao público feminino pela Guarda Municipal, a ser realizado de maneira ainda mais atenciosa.

“É importante criar instrumentos, inclusive financeiros, para dar independência a essas mulheres vítimas de violência e elas poderem se sentir mais confiantes para seguirem em frente. Ouvindo lideranças femininas, chegamos ao consenso sobre a importância desta ajuda financeira temporária”, explicou Ricardo Nicolau, ao lado da esposa Márcia Nicolau, advogada e coordenadora do Comitê da Mulher.

Para George Lins, a violência contra a mulher é um problema que precisa ter um olhar carinhoso e sensível, porque elas precisam ter seus direitos à vida e segurança resguardados.

“A gente vem observando que a violência contra a mulher vem crescendo e na maioria das vezes os agressores são os companheiros. Precisamos garantir que essas mulheres tenham acesso às condições necessárias para se protegerem. Essas vítimas se encontram em situação de vulnerabilidade, junto aos seus filhos, e precisam ter um local seguro para ficar até que a justiça tome as medidas cabíveis relacionadas à sua segurança.”, destacou o candidato a vice-prefeito.

Clínica da Mulher
Uma das principais ações do Plano de Gestão de Ricardo Nicolau é a criação das Clínicas da Mulher. Elas serão montadas nos CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde) e farão parte do Instituto Municipal de Prevenção e Cuidado à Saúde da Mulher.

“As clínicas terão médicos especialistas na área de ginecologia e mastologia. Vai oferecer meios precisos e seguros para a realização dos preventivos. Além de biópsia, mamografias e exames ultrassonográficos. Todos os casos confirmados serão referenciados para o Instituto Municipal de Prevenção e Cuidado à Saúde da Mulher. Neste Instituto, além de oferecer os mesmos serviços das Clínicas, serão realizados as conizações e as biópsias de mama”, explicou Ricardo Nicolau.

O que mais cresce é o mais atacado
Depois da divulgação das últimas pesquisas, que atestaram o crescimento de Ricardo Nicolau, em empate técnico com o segundo colocado e muito perto do segundo turno, o candidato passou a ser alvo de ações judiciais e de vídeos espalhados pelas redes sociais e aplicativos de conversas. O desespero uniu os adversários e agora todos atacam Ricardo Nicolau, através de notícias falsas, as chamadas Fake News, compartilhadas por vídeos e textos no WhatsApp e nas redes sociais.

Perto do segundo turno
Segundo todas as pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ricardo Nicolau é o candidato que mais cresce nas intenções de voto. O Ibope, um dos institutos mais respeitados da América Latina no segmento, a Perspectiva e a DMP/Tiradentes, duas das principais da Região Norte, apontam que Ricardo Nicolau está empatado tecnicamente em segundo lugar. Já o Instituto iMarketing, em recentes levantamentos, coloca Ricardo Nicolau como o candidato que mais cresceu em engajamento nas redes sociais.

O candidato lidera a Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, que tem como candidato a vice-prefeito o médico uro-oncologista e professor universitário Dr. George Lins (PP). O grupo reúne cinco partidos (PSD, PP, Solidariedade, PSB e PDT) e possui mais de 200 candidatos ao cargo de vereador de Manaus.

Fotos: Marcelo Cadilhe

Rosana Carvalho

Rosana Carvalho

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.