Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Lúcio Carril

Carrefour: igualdade e liberdade para explorar

Aos defensores do carrefour, os racistas do livre mercado: o faturamento do supermercado em 2019 foi de 62,2 bilhões de reais só no Brasil e de mais de 80 bilhões de euros em suas operações globais.

Mesmo diante da pandemia, o carrefour teve um crescimento de 73,1% no seu lucro líquido no terceiro trimestre por aqui, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Numa contrapartida de dar inveja às empreitadas comerciais do século XVII, antes da revolução francesa, a média salarial dos operadores de caixa da empresa no país de João Alberto é R$ 1.242. Ou seja, pouco mais de um salário mínimo ou um salário mínimo no recebimento líquido.

Como podemos concluir, o carrefour não foge ao velho capitalismo explorador e desumano, acumulador de riqueza a partir da mais-valia.

Para esta empresa francesa o Brasil é apenas uma oportunidade de mais lucro, conseguido com salários miseráveis e com alimentos de terceira, muitas vezes estragados.

Não há compromisso social com a geração de empregos, como defendem racistas de plantão, receosos de fazerem a defesa aberta do crime contra um negro pobre e indefeso.

Na França, seguranças da empresa, terceirizados, não sonham em tocar um dedo num cidadão ou cidadã, mas aqui na velha colônia europeia o capitalismo continua matando por espancamento, como fazia com negros e índios. É o novo colonialismo, travestido de investidor do desenvolvimento.

Lúcio Carril

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Destaque

Uma facção criminosa que atua na cidade de Manaus, fez postagens em um app de bate papo, dizendo que já teria avisado a Romarinho...

Notícias

Durante a despedida do cantor de forró Romário Jesus de 27 anos, um amigo da vítima foi executado a tiros quando fazia uma transmissão...

Notícias

Segundo o relato do próprio Emanuel. A gente passou no eldorado na praça do caranguejo e paramos pra comprar minha água tônica, o Júnior...

Cultura

O período de inscrições para a 15ª edição segue até 15 de setembro e o regulamento está disponível no site da Fetam O Festival...