Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Flagrantes da Política

OS REJEITADOS – Veja quais os pretensos candidatos ao governo que perderam força na última eleição e os com maior chance

As últimas eleições no Amazonas, para as prefeituras, desenhou um novo mapa político e ao mesmo tempo, mostrou a rejeição forte de alguns pretensos candidatos ao governo do estado em 2022.

O senador Eduardo Braga (MDB), que apostou todas as fichas no seu velho padrinho político, Amazonino Mendes (Podemos), terá que nadar contra a correnteza se almeja retornar ao governo nas próximas eleições.

Braga despejou dinheiro, via emenda parlamentares, nos diversos municípios do Amazonas, conseguiu eleger e reeleger alguns prefeitos, mas não o suficiente para lhe garantir os votos necessários ao governo do Amazonas em 2022.
Outro senador que está em situação difícil politicamente falando é Omar Aziz, do Partido Social Democrático (PSD). Próximo do governador Wilson Lima (PSL), Omar é o que mais terá dificuldade em 2022, quando acaba o mandado no senado.

Pressionado por denúncias e alvo de investigações, ele teve a mulher, hoje deputada estadual Nejmi Aziz, presa, além dos irmãos no caso do desvio de mais de 100 milhões da saúde pública no Amazonas, a denominada Operação Maus Caminhos.
O nível de rejeição dos dois senadores confirmou-se e pode ter aumentado, após derrota do candidato que eles apoiaram nas eleições municipais de 2020.
Outro que tem dificuldade em somar ou agregar e que a tendência é ter a rejeição aumentada até 2022, é o deputado federal José Ricardo, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Ao se lançar candidato às eleições municipais do ano passado, sem o apoio geral do próprio partido, uma vez que perdeu as prévias para o deputado estadual Sinésio Campos (PT), mas ganhou em Brasília, após manobra com a direção nacional do partido, o direito de disputar o pleito, Zé Ricardo vem se notabilizando pelo mesmo mal que parece ter consumido o partido nacionalmente, o único foco em destruir a imagem do presidente Jair Bolsonaro.

Zé ia bem nas pesquisas e costurava apoios, mas quando dedicou um dos programas eleitorais na propaganda, falando e defendendo o nome do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, caiu imediatamente nas pesquisas. O deputado precisa se desvincular do nome de Lula, se quiser ou almejar um cargo majoritário no Amazonas.
O deputado terá que rever conceitos, parar de só criticar os outros e tentar estabelecer uma unanimidade dentro do partido, fazendo as pazes com Sinésio e além de propor duas ideias, mostrar de onde sairá a verba para os projetos.

Alberto Neto (Republicanos), o oficial deputado federal foi infantil nas pretensões ao cargo majoritário, quando aproveitou um assalto a ônibus para se autopromover.
Não demonstra habilidade política, foi com muita sede ao pote ao lançar o seu nome à prefeitura de Manaus. Ele próprio se ‘queimou’, como se diz no jargão popular.
Inexperiente, se destacou nas redes sociais e está no mesmo caminho do ex-deputado Platiny, só de um mandato.

NOMES MAIS PROVÁVEIS
Já no outro lado da perspectiva política, surgem nomes fortes para a vaga do senado e ao governo em 2022.

Um dos mais fortes é o do atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Batalhou, lutou e ganhou de um dos grupos políticos enraizado e mais forte no Amazonas, o de Amazonino Mendes.

De quebra, fragilizou o próprio senador Eduardo Braga, de quem foi funcionário (motorista) como o próprio David falou em campanha, Omar Aziz entre outros caciques da velha guarda política.

David Almeida hoje é um dos principais nomes para as eleições de 2022. Já vivenciou por quatro meses o cargo de governador interino, teve o sabor e a caneta nas mãos, não fez besteiras e saiu fortalecido com o funcionalismo público (diga-se ai professores, com o maior abono salarias da história, com os militares, com a coragem das promoções), além de boa parte dos municípios e dos produtores rurais.
Outro nome forte que se desenha, de forma discreta, calado, mas atuante e vigilante, é o do senador Plínio Valério (PSDB).

Experiente, Plínio tem atuado de forma destacada no senador, tem circulação fácil no Planalto e forte influência com boa parte dos prefeitos do Amazonas.
Plínio não se desgastou nas eleições municipais de 2021 e tem uma das menores rejeições segundo as últimas pesquisas, antes de se tornar senador, tanto que conseguiu quase 1 milhão de votos.

Mais um nome, desta feita, para o senado, é o do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). Dono de um carisma político incomparável, Arthur deixou uma cidade melhor, com ruas recapeadas, mais distribuição de água à população, fluidez na mobilidade urbana e, como poucos prefeitos, deixou dinheiro no caixa para o sucessor, David Almeida.

Wilson Lima (PSC), atual governador do Amazonas, finaliza essa relação de políticos com chances de governar o Amazonas em 2022.
Embora venha sofrendo com ataques da oposição, tomado algumas medidas consideradas desagradáveis para muitos, atua de forma discreta, mas sabe que tem que apenas dois anos para melhorar a performance.

Wilson tem sim, chance de se reeleger, mas para isso, tem que se impor, melhorar estrutura administrativa e mostrar determinação na tomada de decisões. Ele surpreendeu nas últimas eleições e também conseguiu reforço de 13 prefeituras no interior, ao apoiar candidatos que saíram vitoriosos das últimas eleições municipais.

Texto: Robson Carvalho

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

Você pode gostar!

Polícia

Na manhã desta sexta-feira (16/04), a polícia foi acionada com a informação de um corpo ensanguentado jogado em via pública na Comunidade Coliseu, bairro...

Notícias

Robson Carvalho – Sufocada pelas dívidas com contas de águas, energia, aluguel e folha de pagamento dos mais de 40 funcionários, atrasadas, a empresária...

Polícia

Na noite deste domingo (18), um intenso tiroteio que aconteceu entre policiais e traficantes, deixou uma pessoa morta, nas imediações do Sest/Senat, Zona Leste...

Destaque

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Manaus está entre as localidades que mais avançam na vacinação contra a Covid-19 no...