Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Mundo

Confronto entre gangues e policiais deixa pelo menos 23 mortos na Venezuela

O final de semana na capital venezuelana Caracas foi bastante violento. Pelo menos 23 pessoas morreram em um confronto entre policiais e gangues, segundo reportagens e ativistas de direitos humanos, em um momento que o governo enfrenta investigações internacionais por assassinatos por forças de segurança.

As mortes começaram na tarde de sexta-feira com uma operação de duas unidades da polícia local – as Forças de Ação Especial (FAES), e as Unidades de Operações Táticas Especiais (UOTE) – em um bairro comandado por gangues de La Vega. No sábado ainda ocorreu mais derramamento de sangue, segundo o ativista Marino Alvarado por meio de sua conta do Twitter.

“É, pelo que me lembro, a operação de ‘segurança cidadã’ com a maior quantidade de vítimas”, disse Alvarado, que é filiado ao grupo de direitos PROVEA.

De acordo com Alvarado, não parece ter havido mortes de policiais nos confrontos e segundo outros ativistas e uma reportagem do ”Ultimas Noticias”, jornal considerado próximo ao partido socialista no poder.

Uma missão de investigação das Nações Unidas, que concluiu que o governo do presidente Nicolas Maduro cometeu violações sistemáticas dos direitos humanos que equivalem a crimes contra a humanidade, pediu no ano passado que o FAES fosse dissolvido devido ao seu papel em execuções extrajudiciais.

Nem o Ministério da Informação da Venezuela nem o Ministério Público responderam imediatamente aos pedidos de comentários no domingo. O governo disse que o relatório da missão de averiguação da ONU estava “infestado de mentiras”.

A Venezuela está entre os países mais violentos do mundo, com uma taxa de homicídios de cerca de 45,6 por 100.000 residentes em 2020, de acordo com o Observatório da Violência da Venezuela, sem fins lucrativos.

*Com informações da Reuters e Redação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Celebridades

Whindersson Nunes anunciou hoje no Twitter a doação de 50 cilindros de 20L de oxigênio para Manaus, onde pacientes estão morrendo por falta do insumo....

Notícias

Após lutar contra o novo coronavírus em leito improvisado em casa, o autônomo Sangio Jorge da Costa Botelho de 37 anos, que estava em...

Parintins 2020

O prefeito Bi Garcia (PSDB), de Parintins, a 396 quilômetros de Manaus, desembarcou no final da tarde de sábado, 16, no aeroporto Júlio Belém...

Destaque

O ator e produtor Kid Mahal resolver fazer uma homenagem ao amigo Zezinho Corrêa, que está internado em uma unidade hospitalar se tratando de...