Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

PLANEJAMENTO URBANO – Prefeitura de Manaus lançará curso virtual sobre como aprovar projetos na cidade

Mais de 5 mil arquitetos, engenheiros, construtores e profissionais que atuam na área de desenvolvimento imobiliário e construção vão passar a contar com uma importante ferramenta on-line disponibilizada pela Prefeitura de Manaus, com o lançamento do curso “Como Aprovar Projetos Urbanos”.


O curso em ambiente virtual é iniciativa em desenvolvimento conjunto pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmas) e Infraestrutura (Seminf), e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para integrar conteúdo e legislações aplicáveis aos projetos na capital.

“Estamos buscando o melhor ambiente de negócios, com foco na desburocratização em áreas do licenciamento urbano para construção da Manaus 4.0, voltada para a modernização do município. Nossos empreendedores precisam cada vez mais de ferramentas de inovação e integração entre secretarias, de estímulo à expansão de empreendimentos em ambientes mais tecnológicos”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida.


Concebido em módulos, o curso deverá ser lançado até março deste ano, para permitir a compreensão das normas urbanísticas, ambientais, de análise de trânsito, de rede de drenagens e seus impactos no desenvolvimento da capital.


“Em tempos de pandemia, as videoaulas e videoconferências passaram a ser uma rotina, uma ferramenta para o desenvolvimento, aprendizado e teletrabalho. Estamos desenvolvendo os primeiros módulos, para dar ao cidadão a informação que facilite o entendimento e aplicação da legislação em vigor, assim como os passos corretos para beneficiar a agilidade do processo. O interessado saberá onde e como buscar os dados de que precisa, usando-os em favor do seu empreendimento”, explica o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.


No caso do Implurb, o participante terá à disposição detalhamentos sobre como emitir Certidão de Uso de Solo, Certidão de Informação Técnica (CIT), aprovação de projetos, licença para alvarás de construção, Habite-se, Plano Diretor, entre outros.


A Semmas apresentará novos procedimentos e legislação para licenciamento ambiental, enquanto o IMMU terá foco de projetos e sua análise de impacto no trânsito e tráfego e possíveis mitigações. Com a Seminf, ficará o conteúdo referente a redes de drenagem e seus respectivos estudos para engenharia.

Os módulos serão realizados por técnicos dos órgãos e secretarias em salas virtuais, com teoria e casos reais sobre como aprovar projetos e obter licenças na cidade de Manaus de forma mais eficiente, considerando melhorias que podem ser realizadas em processos com o conhecimento ampliado da legislação urbana.


“Vamos conscientizar os envolvidos a partir de conhecimento técnico e das leis, ampliando propostas de soluções para obtenção das licenças, reduzindo os entraves burocráticos, ajudando a entender os caminhos corretos para facilitar a regularização de empreendimentos”, afirmou Valente.

Com o curso, o cidadão entenderá como funciona a aprovação de projetos e licenças das secretarias envolvidas.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Marcely Gomes / Arquivo Semcom

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

criação de sites JOta Conecta

Você pode gostar!

Notícias

O governador Wilson Lima, pretende anunciar a manutenção das medidas do último decreto e autorizando o funcionamento das academias, mas tendo os cuidados necessários...

Notícias

Um dos momentos mais emocionantes da fase atual da pandemia em Parintins envolve uma história de amor de muitas décadas. Seu Francisco das Chagas,...

Polícia

MANAUS – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), com apoio da Delegacia Especializada...

Notícias

CARAUARI – Um caso de desumanidade, crueldade e insensibilidade chamou a atenção da população e revoltou todos que tomaram conhecimento das condições de passageiros...