Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Saúde

TRANSFERÊNCIA de PACIENTES para Vitória traz esperança aos familiares

Chegou a 215 o número total de pacientes com Covid-19 transferidos pelo Governo do Amazonas para outros Estados. Somente na noite desta quinta-feira (21/01), 18 novos enfermos foram encaminhados de Manaus para Vitória, no Espírito Santo, onde receberão assistência médica em leitos disponibilizados no Hospital Universitário de Vitória.

Dos 18 pacientes transferidos para a capital do Espírito Santo, 2 estavam internados no SPA São Raimundo e 16 foram levados do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Antes do embarque, eles foram novamente avaliados e apresentaram condições favoráveis para a realização do translado, realizado com auxílio de uma equipe médica a bordo.

A aeronave com os amazonenses decolou por volta das 20h (horário de Manaus) da base da Força Aérea Brasileira (FAB) no Aeroporto Ponta Pelada, zona Sul de Manaus. A ação faz parte da força-tarefa realizada pelo Governo do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para melhorar o fluxo de atendimento na rede pública de saúde.

Esperança – A transferência de pacientes com Covid-19 para outros Estados tem sido sinônimo de esperança para amigos e familiares. Na porta do Hospital 28 de Agosto, Antônio Carlos Brito aguardava apreensivo a retirada da esposa, Zizelda Brito, e relatou o drama que o casal vive na busca pela recuperação.

“Tenho muita esperança que ela vá se recuperar. Ela é uma profissional da saúde e esteve à frente no combate à Covid-19, infelizmente agora, há uns 10 dias, ela se contaminou, mas a gente está lutando pela vida dela”, desabafa.

Na entrada da ambulância, a voz de Fabiana Maciel, gerente de hospitais e fundações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), buscava tranquilizar cada paciente durante a alocação nas ambulâncias. 

“O senhor vai voltar para sua família, tá bom? O tempo que você precisar, o atendimento especializado o senhor vai ter lá, e a gente vai estar aqui para comemorar a sua vitória, tá bom? Já deu certo”, disse a um dos pacientes levados a Vitória.

Já na frente do aeroporto Ponta Pelada, os irmãos Jéssica e Abrahim Said buscavam uma forma de tentar observar o embarque da mãe, Maria Said, por entre as grades que cercam a base aérea. Eles contam que a mãe deu entrada no Hospital 28 de Agosto com a saúde muito debilitada, e que após os cuidados na unidade, ambos mantêm a fé na pronta recuperação da matriarca da família.

“Quantas pessoas queriam estar aqui felizes, gratos pelos seus familiares irem? Todas as pessoas que estão ali dentro é só gratidão, porque eu não tenho nem explicação. Deus colocou tantos anjos nas nossas vidas esses dias, porque o sofrimento é muito grande”, disse Jéssica. “A gente fica apreensivo, mas nunca perdemos a fé”, completou Abrahim.

Foto: Lucas Silva/Secom

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

criação de sites JOta Conecta

Você pode gostar!

Notícias

MANAUS – O corpo de Bombeiros atende nesse momento uma ocorrência de uma explosão ocorrida agora pouco que demoliu parte de um apartamento no...

Notícias

Manaus (AM) – O Instituto Médico Legal (IML) removeu na manhã desta quarta-feira (24) o corpo de um homem não identificado que morreu quando...

Notícias

Um dos momentos mais emocionantes da fase atual da pandemia em Parintins envolve uma história de amor de muitas décadas. Seu Francisco das Chagas,...

Notícias

O governador Wilson Lima, pretende anunciar a manutenção das medidas do último decreto e autorizando o funcionamento das academias, mas tendo os cuidados necessários...