Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

FANTÁSTICO MOSTRA O CAOS EM MANAUS – um governador perdido e sem saber o que fazer

“Há médio e longo prazo, o caminho que nós temos para nos livrar do vírus e voltar a nossa vida à normalidade é a vacinação”. A frase é do governador Wilson Lima, em respostas à reportagem do programa Fantástico, no último domingo, dia 7, que mostrou o caos e a calamidade no Amazonas por conta da pandemia do Covid-19.

Visivelmente abatido, um tanto perdido em suas declarações e sem noção do que fazer para conter a onda da pandemia do coronavírus que matou no amazonas mais de 6 mil pessoas, Wilson parece perder a batalha e sentir pela primeira vez a inexperiência para o cargo.

Em meio à calamidade, as mortes, o número assustador de sepultamentos, a falta de oxigênio e a revolta popular, o governador deve estar sentido na pele os erros cometidos, ao fechar o hospital de campanha, o da Nilton Lins, antes da contenção da pandemia e que foi reaberto semana passada, quando o sistema público de saúde já havia estrangulado novamente e o caos instalado no estado.

NÚMEROS MACABROS

Os números de novos casos e mortes são assustadores este mês. Segundo a reportagem do Fantástico e as estatísticas oficiais, mais de 500 pessoas continuam na fila por um leito de UTI no Amazonas.

O programa mostrou o drama chocante de parentes de pacientes desesperados em busca de UTI’s, sem conseguir um leito. Os hospitais estão lotados e não pessoas estão morrendo por falta de oxigênio e tratamento urgente.

O DRAMA DAS FAMÍLIAS

O drama da doméstica Ana, irmã de Maria Aparecida, que está internada em uma unidade hospitalar em estado crítico, mostrado no programa da Rede Globo, resume de forma drástica o caos e a inoperância das ações do governo. No hospital onde Aparecida está internada não há como intubá-la.

Valdirene de Souza Furtado, perdeu o padrasto, Dorival que estava internado em uma UTI. A mãe dela, A aposentada Euda, morreu em casa, por falta de leito de UTI.

“Minha mãe não teve a chance de sobreviver”, lamentou Valdirene inconsolável e revoltada com a situação.

NÚMEROS DA MORTE

Segundo ainda o programa, somente na primeira semana de fevereiro, o estado registrou 886 mortes e mais de 15 mil novos casos de infecção pelo Covid-19.

O sistema que regula o número de leitos e de internações está estrangulado. Nessa segunda-feira, 8, quando entra em vigor a flexibilização das atividades no comércio, 451 estão na espera de uma vaga.

CAOS NO INTERIOR

Abandonado pela maioria dos ex-governadores, o sistema de saúde pública no interior sofre mais com a pandemia.

O raio-X desse problema crônico, foi exposto desde o ano passado, quando teve início a pandemia do Covid-19.

Os municípios sofrem com a falta de estrutura de todo tipo. Não existem médicos especialistas sequer nos pólos mais desenvolvidos, faltam equipamentos modernos e até equipamentos básicos para procedimentos de pequena e média complexidade.

Por isso a uma verdadeira corrida por ‘ordens judiciais’ para a transferência de pacientes para a capital. Mesmo assim, muita gente morre devido a demora no atendimento.

MAIS ERROS GRAVES

Na primeira faze da pandemia, em meados dos meses de março a maio, o governo demorou em perceber a gravidade e tomar as decisões necessárias para conter a contaminação.

Antes de controlar a infecção, o governador Wilson Lima, pressionado pelo comércio, reabriu bares, lojas, restaurantes e o setor de entretenimento. O resultado foi avassalador.

Nesta segunda-feira, 8, flexibilizou novamente e pode por  em risco mais vidas. Segundo especialistas, uma terceira onda do vírus, que já apresenta nova cepa, pode causar mais caos e mortes no Amazonas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Notícias

MANAUS – Relação extraconjugal e o desvio de R$ 200 mil são os motivos apontados pela Polícia como motivação para a execução do militar...

Notícias

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 7 vagas de emprego voltadas às áreas de Tecnologia e Inovação, nesta terça-feira, 21/9,...

Notícias

Com o tema: “Os desafios da mobilidade nas grandes cidades – Ver e ser visto”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal...

Brasil

Em vídeo enviado pelo morador que não teve o nome revelado, porém percorreu pela ‘ Baixada do Ambrósio, localizada no Porto de Santana, rua...