Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Educação

Prefeitura realiza 1º Encontro Pedagógico de Alfabetização com mais de dois mil profissionais da Educação

Gestores, professores e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram na manhã desta sexta-feira, 19/2, do 1º Encontro Pedagógico de Alfabetização 2021, com o tema “Alfabetização de Forma Remota: habilidades de leitura e escrita”, com transmissão pelo YouTube. A ação foi realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Departamento de Gestão Educacional (Dege) e atendeu 314 unidades de ensino com aproximadamente 328 pedagogos e 2.141 professores, com impacto pedagógico que vai beneficiar cerca de 72.57 mil alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

A meta é criar oportunidades para o diálogo e troca de experiências sobre alfabetização, com vistas à realidade vivenciada e necessidades dos educadores da rede municipal de educação de Manaus.

O diretor do Dege da Semed, Evaldo Bezerra Pereira, afirmou que o evento visa orientar educadores que vão trabalhar durante o ano letivo a enfrentar mais uma vez o desafio do ensino remoto.

“Diante da atual realidade, seguimos uma orientação do prefeito David Almeida de dar aos profissionais da educação subsídios para enfrentar esse novo desafio, que é alfabetizar de forma remota. Planejamos então esse encontro, e aqui os participantes obtiveram informações de especialistas na área do ensino remoto, que nos ajudaram no conhecimento de várias metodologias tecnológicas que irão colaborar nesse novo processo de ensino e aprendizagem”, explicou.

O palestrante do encontro, Renan de Almeida Sargiani, pós-doutorado em Educação na Harvard Graduate School Of Education, pós-doutorado em psicologia e doutor em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USp), atualmente é professor na Universidade Cruzeiro do Sul e explicou a importância de sua palestra aos educadores do município de Manaus.

“O evento foi muito importante, pois ofereceu aos professores da rede manauara oportunidades de refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita, buscando demonstrar como as práticas que muitas vezes eles já realizam cotidianamente podem ser repensadas com base em evidências para serem ainda mais efetivas e, assim, garantir a aprendizagem de todas as crianças, respeitando as suas particularidades e diferenças individuais”, comentou.

A professora Isaura Santos da Silva, da escola municipal Maria das Graças Andrade Vasconcelos, que trabalha com alunos do 3º ano do ensino fundamental, participou do encontro e contou sua experiência na escola. Ela usou vídeos e mostrou o trabalho pedagógico com as crianças.

“Iniciar o ano letivo abordando essa temática dos seis pilares para Alfabetização da Política Nacional da Alfabetização, o PNA, é de considerável importância. Nós, professores, ainda vemos a PNA como algo novo, a que precisamos nos adaptar. Esse encontro vai nos fazer refletir que os seis pilares propõem como habilidades a serem desenvolvidas ou alcançadas”, finalizou.

No total, serão quatro encontros pedagógicos de alfabetização durante o ano letivo com os educadores. O próximo está marcado para o dia 21 de março. O terceiro, dia 13 de agosto; e o último, dia 2 de outubro.

Texto – Paulo Rogério Veiga / Semed

Foto – Divulgação / Semed

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Você pode gostar!

Polícia

Macapá- Uma criança identificada como Ana Júlia Pantoja, de 5 anos, morreu no fim da tarde de quarta-feira (15, após levar um tiro na...

Flagrantes da Política

Arthur Neto (PSDB), com 3,5; Coronel Menezes, com 2,1, Omar Aziz com 2,1 e Chico Preto com 0,7 são os nomes mais citados na...

Polícia

Manaus/AM – Julio Cezar Lunier Ferreira, Ducineide dos Santos Lopes e Ana Paula Costa de Oliveira, foram mortos a tiros no fim da tarde...

Notícias

Manaus/AM – Uma banda de pagode estava no palco e fazia uma transmissão ao vivo do show no momento em que o dono do...