Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Brasil

Ações da Petrobras despencam após a saída do CEO

RIO DE JANEIRO (Reuters) – As ações da Petrobras despencaram 21% na segunda-feira, eliminando 70 bilhões de reais (US $ 12,69 bilhões) em valor de mercado, com analistas reduzindo suas classificações em resposta à iniciativa do presidente Jair Bolsonaro de substituir o mercado da estatal de petróleo -amigável chefe executivo com um general do exército aposentado.

A venda se aprofundou depois que o líder brasileiro de extrema direita, que anunciou a reestruturação da Petrobras na sexta-feira, disse que a política de combustíveis da empresa agradava apenas aos mercados financeiros e grupos selecionados no Brasil e deveria ser alterada como parte de um esforço para reduzir os preços da gasolina e do diesel .

Analistas do Credit Suisse, Santander, Scotiabank, Bank of America, Bradesco e XP estiveram entre os que rebaixaram suas recomendações sobre as ações da Petróleo Brasileiro SA, como é conhecida a produtora sediada no Rio de Janeiro.

“Uma boa reputação é difícil de ganhar e fácil de perder”, disse Thiago Duarte, analista do banco BTG, em nota aos clientes.

A política de preços “importantíssima” da Petrobras e suas implicações para a geração de caixa e vendas planejadas de ativos, especialmente de suas refinarias, turvou sua perspectiva de redução de dívida e dividendos, disseram analistas do Santander liderados por Christian Audi em nota aos clientes, após rebaixar seus recomendação sobre o estoque para “manter” de “comprar”.

“Embora acreditemos que as capacidades de upstream da empresa, lideradas por seus ativos do pré-sal de classe mundial, permanecerão no local, a incerteza aumentou”, disse Santander.

Analistas da XP disseram que investir na Petrobras não era mais defensável após a repentina decisão da Bolsonaro de substituir o CEO Roberto Castello Branco. “Existem riscos para a independência da empresa e capacidade de continuar a precificar o seu combustível à paridade internacional”.

A dívida denominada em dólares emitida pela Petrobras também sofreu perdas pesadas com o título de 2043 caindo 7,6 centavos para negociação em uma baixa de sete meses de 98 centavos por dólar, mostraram dados do Refinitiv.

Bolsonaro anunciou a nomeação de Joaquim Silva e Luna para substituir Branco por meio de um post no Facebook após o fechamento do pregão de sexta-feira.

O general aposentado disse em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta segunda-feira que não havia discutido e não tem opinião sobre uma eventual privatização da empresa.

No sábado, Silva e Luna disse à Reuters que a empresa precisava encontrar “equilíbrio” no preço dos combustíveis, considerando o impacto sobre acionistas, investidores, vendedores e consumidores.

A CVM, órgão fiscalizador da indústria de valores mobiliários do Brasil, deve lançar uma investigação na segunda-feira, segundo uma fonte com conhecimento do assunto.

($ 1 = 5,5180 reais)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

criação de sites JOta Conecta

Você pode gostar!

Notícias

O governador Wilson Lima, pretende anunciar a manutenção das medidas do último decreto e autorizando o funcionamento das academias, mas tendo os cuidados necessários...

Notícias

Um dos momentos mais emocionantes da fase atual da pandemia em Parintins envolve uma história de amor de muitas décadas. Seu Francisco das Chagas,...

Notícias

Mãe acusa a equipe de não saber fazer aplicação de anestesia e que viu médico recorrer ao Youtube antes de fazer o procedimento. MANICORÉ-AM...

Polícia

MANAUS – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), com apoio da Delegacia Especializada...