Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Brasil

Ações da Petrobras despencam após a saída do CEO

RIO DE JANEIRO (Reuters) – As ações da Petrobras despencaram 21% na segunda-feira, eliminando 70 bilhões de reais (US $ 12,69 bilhões) em valor de mercado, com analistas reduzindo suas classificações em resposta à iniciativa do presidente Jair Bolsonaro de substituir o mercado da estatal de petróleo -amigável chefe executivo com um general do exército aposentado.

A venda se aprofundou depois que o líder brasileiro de extrema direita, que anunciou a reestruturação da Petrobras na sexta-feira, disse que a política de combustíveis da empresa agradava apenas aos mercados financeiros e grupos selecionados no Brasil e deveria ser alterada como parte de um esforço para reduzir os preços da gasolina e do diesel .

Analistas do Credit Suisse, Santander, Scotiabank, Bank of America, Bradesco e XP estiveram entre os que rebaixaram suas recomendações sobre as ações da Petróleo Brasileiro SA, como é conhecida a produtora sediada no Rio de Janeiro.

“Uma boa reputação é difícil de ganhar e fácil de perder”, disse Thiago Duarte, analista do banco BTG, em nota aos clientes.

A política de preços “importantíssima” da Petrobras e suas implicações para a geração de caixa e vendas planejadas de ativos, especialmente de suas refinarias, turvou sua perspectiva de redução de dívida e dividendos, disseram analistas do Santander liderados por Christian Audi em nota aos clientes, após rebaixar seus recomendação sobre o estoque para “manter” de “comprar”.

“Embora acreditemos que as capacidades de upstream da empresa, lideradas por seus ativos do pré-sal de classe mundial, permanecerão no local, a incerteza aumentou”, disse Santander.

Analistas da XP disseram que investir na Petrobras não era mais defensável após a repentina decisão da Bolsonaro de substituir o CEO Roberto Castello Branco. “Existem riscos para a independência da empresa e capacidade de continuar a precificar o seu combustível à paridade internacional”.

A dívida denominada em dólares emitida pela Petrobras também sofreu perdas pesadas com o título de 2043 caindo 7,6 centavos para negociação em uma baixa de sete meses de 98 centavos por dólar, mostraram dados do Refinitiv.

Bolsonaro anunciou a nomeação de Joaquim Silva e Luna para substituir Branco por meio de um post no Facebook após o fechamento do pregão de sexta-feira.

O general aposentado disse em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta segunda-feira que não havia discutido e não tem opinião sobre uma eventual privatização da empresa.

No sábado, Silva e Luna disse à Reuters que a empresa precisava encontrar “equilíbrio” no preço dos combustíveis, considerando o impacto sobre acionistas, investidores, vendedores e consumidores.

A CVM, órgão fiscalizador da indústria de valores mobiliários do Brasil, deve lançar uma investigação na segunda-feira, segundo uma fonte com conhecimento do assunto.

($ 1 = 5,5180 reais)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Notícias

MANAUS – Relação extraconjugal e o desvio de R$ 200 mil são os motivos apontados pela Polícia como motivação para a execução do militar...

Notícias

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 7 vagas de emprego voltadas às áreas de Tecnologia e Inovação, nesta terça-feira, 21/9,...

Notícias

As considerações duras do ministro Falcão, ao final do julgamento que começou de manhã e só acabou no final da tarde desta segunda-feira,  20,...

Notícias

Com o tema: “Os desafios da mobilidade nas grandes cidades – Ver e ser visto”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal...