Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Política

Dep. João Luiz solicita aos governos federal e estadual auxílio às famílias afetadas pela cheia no AM

Por meio de indicação, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) solicitou ao Governo do Estado e ao Ministério da Cidadania auxílio às famílias em situação de risco em decorrência das cheias dos rios no Amazonas. Além da ajuda, o parlamentar requereu, também, a realização de um plano para prevenção e mitigação de desastres causados pelas enchentes nos municípios amazonenses, o qual deverá contribuir para a diminuição da vulnerabilidade da região.

Durante pronunciamento nesta quarta-feira (17), João Luiz afirmou que, neste momento, é necessário que o poder público una esforços com o objetivo de minimizar o sofrimento da população dos municípios atingidos pelas enchentes.

“Por esse motivo, estou recorrendo ao ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), para que envie ajuda para as famílias em situação de risco. Toda contribuição é bem-vinda, mas, é fato que a necessidade maior é por alimentos não perecíveis, kits dormitório (colchões, redes, mosquiteiros) kits de higiene pessoal, medicamentos, filtros de água, água potável e hipoclorito de sódio. Tenho certeza que o ministro, de forma sensível, irá atender ao nosso pedido, enviando esse auxílio, o qual irá somar-se à ajuda proporcionada pelo Governo do Estado”, explicou o Republicano, ao acrescentar que a pasta gerida pelo ministro João Roma é responsável pelas políticas de desenvolvimento social, com a execução de programas e iniciativas como auxílio emergencial.

Ainda da tribuna, o parlamentar apresentou um vídeo enviado pelo vereador de Carauari, Francisco Taveira (Republicanos), no qual o parlamentar suplica pela execução imediata de ações que possam minimizar os prejuízos decorrentes da cheia.

“Preocupado com a população e os prejuízos que a enchente possa provocar em Carauari, o vereador está se antecipando e solicitando à Defesa Civil do Estado que seja disponibilizada madeira para a construção de marombas. Essa antecipação de ações, deve impedir maiores prejuízos à população e ao município, evitando que ocorra em Carauari o mesmo que nas Calhas do Purus e do Juruá, castigadas pela enchente em situação de extrema vulnerabilidade”, comentou João Luiz.

Plano de prevenção
Para o Republicano, a apresentação e a adoção de um plano para prevenção e mitigação de desastres causados pelas enchentes, tanto por parte do Governo do Estado quanto do Governo Federal, é de suma importância para minimizar os impactos causados à população.

“Devemos nos antecipar ao problema combatendo os efeitos nocivos das cheias. Somente por meio de um plano de prevenção os governos serão capazes de oferecer uma condição mais digna à população atingida pelas enchentes”, explicou João Luiz, ao comentar que para evitar a repetição do que ocorreu em 2012, quando várias cidades do Estado tiveram estado de calamidade decretado em razão da cheia, incluindo Manaus, “a ideia é se antecipar aos fatos e desenvolver um plano de enfrentamento eficaz, uma vez que, segundo dados, a subida do rio Negro está acima da normalidade, apontando cheia para este ano de 2021”.

Texto: Jeane Glay
Fotos: Mauro Smith

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...