Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Destaque

Estreado na França, espetáculo mineiro “Brasil: Versão Brasileira” terá exibição especial para o público do Amazonas


A programação faz parte do projeto “AnimaBaré” que está com inscrições abertas para cursos na área do Teatro de Animação

O projeto “AnimaBaré” oferece, a partir do dia 22 de março, uma série de cursos gratuitos para artistas e professores amazonenses interessados em desenvolver novas habilidades na área do teatro de animação. O conteúdo será ministrado por profissionais locais e artistas da companhia de teatro mineira “Pigmalião Escultura que Mexe”. Para encerrar a programação, no dia 10 de abril, será exibido o mais novo espetáculo do grupo chamado “Brasil: Versão Brasileira”.

Contemplada com a Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a iniciativa “AnimaBaré” irá realizar quatro oficinas gratuitas e online entre os dias 22 de março e 10 de abril. São elas:

  • Oficina de Iluminação para Bonecos com Marina Arthuzzi (de 24 a 31 de março, às quartas das 19h às 21h)
  • Oficina de Construção com Eduardo Felix e Mauro Carvalho (de 22/03 a 01/04, às segundas, terças e quintas das 19h às 21h)
  • Oficina de Manipulação de Bonecos com Liz Schrickte e Aurora Majnoni (de 26 a 28 março, das 19h às 21h na sexta-feira e das 15h às 18h no sábado e no domingo)
  • Oficina de Técnica Vocal com Jaqueline Ferreira (nos dias 06 e 08 de março, das 15h às 18h)

Para a conclusão da oficina, cada participante deverá produzir um vídeo de 20 a 40 segundos respondendo a seguinte pergunta: ‘O que a Amazônia representa pra você?’. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no link disponível no Instagram @incenacentrodeartes ou através do whatsapp (92) 98414-4373.

“A proposta do projeto é fomentar e fortalecer a arte do Teatro de Animação no Amazonas, colocando-se como mediador entre profissionais da área e artistas,” em seus mais variados níveis de experiência artística”, explica a coordenadora do AnimaBaré, Brisa Ramos.

Encerrando a programação, o espetáculo “Brasil: Versão Brasileira” será exibido para o público em geral por meio da plataforma YouTube no canal da companhia “Pigmalião Escultura que Mexe”, no dia 10 de abril. O grupo é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas.

O espetáculo – A obra se apresenta como um documentário fantástico que registra os delírios de um diretor marionete ao tentar criar uma obra que retrate o Brasil. No processo, ele se debruça sobre a observação de clichês atribuídos ao país que, por vezes, se tornam realidade, e sofre com a inversão de suas expectativas diante do projeto, desencadeada por um motim dos atores/manipuladores, registrado pela dramaturga Marina Viana. A conclusão: tentar elaborar qualquer definição de Brasil é como uma serpente que devora a própria cauda.

Estreada como “Brésil” em Reims, na França, a obra foi reestruturada para a sua “Versão brasileira”, porém nos dois casos o grupo precisou se recolher para uma auto-análise, onde foram discutidas as relações internas e externas, bem como o papel que pode ter uma trupe de teatro de bonecos dentro da sociedade, tentando entender como também usufruem das mazelas que criticam. Numa inversão total das expectativas iniciais do processo, o diretor do grupo Eduardo Felix, que havia proposto o tema, acabou se tornando uma marionete, personagem central da trama, colocando em cheque suas próprias convicções e a visão que ele tem de si mesmo e do país a partir dos julgamentos dos outros integrantes do grupo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...