Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Ação da Sejusc ilumina o Teatro Amazonas em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Objetivo é promover a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com Down na sociedade

As luzes que iluminam o Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, ganharam as cores azul e amarelo neste final de semana. A ação, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), homenageia o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado neste domingo (21/03).

No sábado (20/03), equipes da secretaria executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc entregaram lacinhos nas cores da campanha e panfletos informativos aos transeuntes do Largo de São Sebastião. O objetivo da ação é promover a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com Down na sociedade, além de trazer para discussão o tema e combater preconceitos.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destacou a importância de se celebrar, anualmente, datas como o Dia Internacional da Síndrome de Down.

“É uma data que nós temos que reforçar mais a cada ano. Precisamos abrir os olhos da sociedade para que as pessoas entendam que precisam enxergar e valorizar o cromossomo 21, conhecido como o cromossomo do amor. A pessoa que tem síndrome de Down é especial em todos os sentidos da vida. São pessoas que precisam ser enxergadas, valorizadas e incentivadas para que possam demonstrar, cada dia mais, o seu talento, colocando-as no posto que merecem perante a sociedade”, afirmou.

Segundo a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, o evento busca trazer visibilidade para as pessoas com Síndrome de Down e oferecer conforto às famílias.

“Queremos quebrar o tabu de que a pessoa com síndrome de Down não pode trabalhar ou que é um eterno bebê. O diagnóstico não é uma sentença, não é o destino daquela pessoa. Hoje existem muitas terapias com fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, que ajudam no desenvolvimento dessas pessoas”, disse.

O evento contou ainda com a presença da deputada estadual Joana D’arc, que deu à luz, no início do mês, a um bebê com síndrome de Down.

Dados – De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, estima-se que no Brasil um em cada 700 nascimentos ocorre o caso de trissomia 21, totalizando cerca de 270 mil pessoas com síndrome de Down.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...