Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Saúde

Atividades virtuais marcam programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai realizar até sexta-feira, 26/3, ações para ampliar o acesso à informação e alertar a população sobre a doença.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, informa que a programação contará com atividades realizadas de modo virtual, como Webinar (seminários on-line), divulgação de vídeos educativos e missa virtual em memória das vítimas de tuberculose.

“As atividades foram idealizadas pelo Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, formado por organizações da sociedade civil e instituições governamentais como a Semsa, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) e policlínica Cardoso Fontes. Com a pandemia da Covid-19, os serviços de saúde têm o desafio de organizar ações que não gerem aglomerações, mas que ainda possam atingir um grande público, levando informação de qualidade sobre a prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento da tuberculose”, destacou Aline Rosa.

A programação também vai incluir a divulgação, no dia 24 de março, do primeiro Boletim Epidemiológico da Tuberculose em Manaus.  “O objetivo é apresentar a descrição do cenário da doença no município e Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, assim como os principais indicadores operacionais de controle na Atenção Primária à Saúde, referente ao período de 2010 a 2020”, explicou o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento.

Incidência da tuberculose em Manaus

De acordo com informações do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, a taxa de incidência da tuberculose em Manaus ainda é considerada a mais elevada entre as capitais brasileiras (94,3 casos por 100 mil habitantes), mesmo tendo apresentado no ano passado uma redução de 12,4% em comparação com 2019, além de uma redução de 10,9% no número total de casos novos, passando de 2.348 casos em 2019, para 2.092 casos em 2020.

“Essa redução é um dado importante, mas a diminuição no número de casos novos diagnosticados pode ter sido impactada pela pandemia da Covid-19, considerando que houve reorganização da rede para o atendimento dos casos suspeitos de coronavírus, bem como a baixa procura de atendimento para outras condições de saúde por causa das medidas de proteção, como o isolamento social”, esclareceu Daniel Sacramento.

A preocupação atual nos serviços de saúde é que a redução na detecção de casos pode resultar no diagnóstico tardio da doença, o que vai refletir diretamente no aumento dos casos graves e da mortalidade.

“Alguns sintomas da tuberculose podem ser confundidos com os da Covid-19, o que é um perigo, pois as pessoas podem ter um atraso no diagnóstico por conta disso, o que dificulta o tratamento e o processo de cura. Como forma de minimizar o impacto da Covid-19, a Semsa tem priorizado e intensificado as ações de rastreamento de sintomáticos respiratórios e o acompanhamento dos casos novos de tuberculose em tratamento na rede municipal por meio do serviço de telemonitoramento”, afirmou Daniel.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela microbactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse, podendo ou não estar acompanhada de febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Por isso, a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das Unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames.

Transmissão 

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas. O tratamento da tuberculose tem duração de, no mínimo, seis meses, e se for feito corretamente e sem interrupções, os pacientes ficam curados.

Para o diagnóstico da tuberculose, são utilizados os seguintes exames: baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para microbactéria, além da investigação complementar por exames de imagem.

A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é erradicar a tuberculose no mundo até 2035. Para isso, a principal estratégia recomendada é a identificação e tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que ocorre quando a pessoas foi infectada pelo M. tuberculois, mas não desenvolveu a doença. O tratamento da ILTB visa reduzir o risco de infecção de recém-nascidos e o risco que as pessoas previamente infectadas venham a adoecer. Em Manaus, a estratégia está sendo fortalecida e ampliada para garantir o avanço progressivo dos indicadores até o alcance da meta.

PROGRAMAÇÃO

24/03

Publicação Boletim Epidemiológico Municipal sobre a Tuberculose em Manaus – Site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br)

24/3

Divulgação de seis vídeos educativos produzidos pelo Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas para profissionais de saúde – Site Semsa e FVS.

Temas – Aspectos Gerais da Tuberculose; Sinais e Sintomas; Diagnóstico da Tuberculose; Diagnóstico Laboratorial; Tratamento da Tuberculose; e Importância da Sociedade Civil no controle da Tuberculose.

24/3 – 10h – 11h

Conversando sobre a tuberculose. Live tira-dúvidas sobre a doença.

Canais – Facebook e Instagram da FVS-AM

24/3 – 15h – 16h

Webinar – Eliminando a tuberculose como problema de saúde pública no Brasil

Link – http://mediacenter.aids.gov.br

24/3 – 18h

Missa virtual em memória das vítimas da tuberculose e outras doenças respiratórias – Facebook – Igreja São Sebastião Manaus

25/3 – 15h – 16h

Webinar – Linha de cuidado da TB: caminhos para o sucesso do tratamento

Link: http://mediacenter.aids.gov.br

26/3 – 15h – 16h

Webinar – Novas tecnologias para o enfrentamento da tuberculose

Link: http://mediacenter.aids.gov.br

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...