Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Visa Manaus autua bar por descumprimento de protocolo de segurança

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), da Prefeitura de Manaus, autuou um bar na zona Leste da cidade, na noite de domingo, 11/4, por descumprir o decreto estadual de circulação de pessoas, promover aglomeração, não obedecer ao distanciamento social e nem ao uso de máscara, medidas exigidas durante a situação de pandemia. O proprietário do bar responderá a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa. A ação, coordenada pela Central Integrada de Fiscalização (CIF) da qual a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participa, fez inspeções em 16 estabelecimentos nas zonas Norte e Leste de Manaus, a fim de coibir infrações às normas de prevenção contra a Covid-19 na cidade.

“Esse tipo de ação faz parte da rotina de trabalho e ocorre tanto de forma periódica, como parte da programação de inspeções, e também por demanda da população, que denuncia o desrespeito às medidas de prevenção nos canais das instituições integrantes da CIF”, explica o gerente da Vigilância de Produtos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

Ainda segundo Ricardo, a fiscalização da Visa Manaus não se restringe ao viés punitivo. “Essas inspeções em restaurantes, lanchonetes e outros tipos de estabelecimento também têm resultados muito positivos no aspecto informativo, ou seja, na quantidade de orientações que prestamos aos proprietários desses locais, para que eles possam reforçar a segurança sanitária de seus frequentadores”, conclui.

Os números das ações conjuntas entre a Visa Manaus e a CIF em 2021 dão uma ideia da abrangência desse trabalho. De 1º de janeiro a 31 de março deste ano, já foram realizadas 800 inspeções em estabelecimentos diversos, que resultaram em 51 autuações por irregularidades, com cinco desses locais interditados por oferecerem risco à saúde da população, e 749 ações de orientação.

Outras autuações

As ações da Visa Manaus, junto à CIF, no fim de semana, também resultaram na interdição de um flutuante na zona Oeste de Manaus, neste domingo, 11/4, por várias infrações como o funcionamento além do horário permitido em decreto, aglomeração de pessoas, ausência de licença sanitária, precariedade na estrutura física, manipulação de alimentos inadequada (com presença de animais na cozinha) e falta de higiene. O local responderá a Processo Administrativo Sanitário, que não exclui as possíveis responsabilizações penais e criminais, e só poderá voltar a funcionar quando se adequar às normas sanitárias.

Além disso, no sábado, 10/4, à noite, a Central Integrada de Fiscalização dispersou uma grande aglomeração de pessoas numa praça com vários bares e restaurantes na zona Centro-Sul de Manaus, contribuindo para o esforço de conter a disseminação da Covid-19 na capital amazonense. Por essa irregularidade, o governo do Estado interditou a área por 15 dias.

Denúncias

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...