Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Lúcio Carril

A CLASSE MÉDIA NÃO VAI AO PARAÍSO

Transito entre pessoas da minha classe e da classe média. Reconheço de longe a simplicidade de um trabalhador, que ao amanhecer, com mochila nas costas, caminha ao ponto do ônibus e fala com seu colega sobre coisas do trabalho.

Já o povo da classe média é uma incógnita, não tem identidade, sopra como uma folha ao vento. Fica o tempo todo tentando descobrir o que o rico faz e gosta para fazer o mesmo.

Economiza o salário ou ganhos para tirar foto com vinho caro na mão, viajar para Miami, comprar quinquilharias e roupas de grifes falsificadas. Coar café num coador de pano ? Nem pensar (não sabe o que está perdendo).

A dona classe média põe um salto alto e sai toda desengonçada, se equilibrando como um chimpanzé. O terno do varão é de marca, muito caro, e vai passar um tempão pagando.

O problema da classe média é essa falta de identidade de classe: não é rico e odeia suas origens pobres. Juntando tudo, o indivíduo de classe média é um pobre de espírito. O vinho, o salto, o terno não o transformam em gente fina, requintada; só o ridiculariza.

E o trabalhador continua esperando o ônibus que atrasou.
.
Lúcio Carril
Sociólogo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Celebridades

Isabela Brito Guerra foi acusada de se aproveitar da amizade que tinha com o casal para aplicar golpe.

Esporte

O treinamento comandado pelo técnico Tite durou cerca de uma hora e meia, com trabalhos físicos e táticos.

Notícias

A Prefeitura de Manaus vai disponibilizar, nesta quarta-feira, 13/10, 39 pontos para atendimento dentro da campanha de vacinação contra a Covid-19, coordenada pela Secretaria...