Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Cultura

Projetos em educação, cinema e música fazem parte da ‘Agenda Virtual’ desta semana

Iniciativa reúne projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc

A “Agenda Virtual”, iniciativa do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reúne diversos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc para conhecimento do público. Nesta semana, destacam-se iniciativas em educação, cinema, circo e teatro, hip-hop, entre outros. Confira abaixo a programação e os detalhes de cada projeto contemplado.

Educação – Contemplado no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus, o projeto “5 Minutos de Arte e Educação” é constituído de seis vídeos encenados que retratam o cotidiano de crianças da periferia de Manaus.

No dia a dia, em meio às brincadeiras de rua, essas crianças compartilham seus problemas e, juntas, vão resolvendo cada um deles por meio do que aprendem na escola com os professores, nos conselhos dados pelas suas famílias e nas suas observações do cotidiano. Toda vez que um problema se apresenta, reflexões são socializadas pelas crianças, de onde nasce aprendizado e soluções. O projeto tem foco no desenvolvimento da cidadania.

O conteúdo está disponível em tempo integral no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=7FovL8KNuMA).

Oficina – A Marujada de Guerra do Boi Caprichoso está oferecendo uma oficina de percussão gratuita, com inscrições até 20 de abril.

A oficina, que foi contemplada no edital Prêmio Feliciano Lana, será realizada de 26 a 30 de abril, no Atlético Rio Negro Clube (avenida Epaminondas, 570, Centro), com horário das 14h às 18h. O objetivo é fazer com que o público conheça e aprenda a arte de fabricação, manutenção e afinação de instrumentos de percussão da toada de boi-bumbá.

Para mais informações e também para realizar as inscrições: (92) 99175-3413.

Música e Poesia – Continuando a programação de lives, o projeto “Poesia solta na rua. Porém, fique na rede”, reunirá, nesta quinta-feira (15/04), Alessandro Almeida, Candinho & Inês, João Bosco Rocha e Efraim Amazonas, às 18h, pelo Facebook (https://www.facebook.com/ivan.deoliveiraii.9/).

Contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, a iniciativa traz música e poesia amazonense. Neste segundo encontro serão homenageados Sérgio Luiz Pereira e Marcileudo Barros.

Circo/Teatro – “A Princesa Cafuxa no Reino da Palhaçaria”, contemplado pelo edital Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é realizado por meio de lives no Instagram da Palhaça Cafuxa (@cafuxa.oficial).

O espetáculo desmistifica a ideia tão difundida nas histórias infantis, em especial para as meninas, de que a felicidade só é possível por meio do encontro com o príncipe, e acaba, indiretamente, também tirando dos meninos o peso de serem sempre obrigados a batalhar e a serem responsáveis pela felicidade de outra pessoa, numa relação de dependência e pressão para ambos os gêneros.

As próximas lives serão realizadas no dia 24 de abril e 8 de maio, sempre às 20h.

Hip Hop – O álbum de rap “Reflexo”, de Marcos GF, será lançado no dia 30 de abril, em todas as plataformas digitais, incluindo o YouTube (www.youtube.com/channel/UCwsJRbGD6M0RBSR6ccaGP5g).

Contemplado no edital Prêmio Encontro das Artes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto surgiu com o objetivo de produção de material didático em forma de rap. O autor, que é professor de geografia e rapper, combinou suas vivências de rua com o que aprendeu nos livros para criar o álbum.

O nome reflexo foi inspirado na obra “O espaço Urbano”, do professor Roberto Lobato Corrêa, ao falar sobre a cidade desigual como reflexo de uma sociedade desigual.

Cinema – Também contemplado pelo Prêmio Encontro das Artes, o projeto Cinema Ribeirinho inclui a produção de um longa-metragem intitulado “Eles Não Podem Gritar”, desenvolvido por jovens do município de Tefé.

A produção é orientada pelo cineasta Orange Cavalcante da Silva e a história é baseada em suas experiências misturadas com contos populares e acontecimentos do cotidiano.

Para o filme, a equipe está usando materiais naturais para maquiagem, como confecção de sangue artesanal através do açaí com o limão, do mel com o urucum e criação dos efeitos especiais (hematomas, cortes, ferimentos) com o leite da seringueira, na confecção do látex, para criar uma espécie de pele artificial.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o grupo no Facebook (www.facebook.com/groups/132946765445122).

Agenda Virtual – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferece uma agenda virtual para divulgar projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc, como os prêmios Feliciano Lana e Encontro das Artes, e também de editais da Prefeitura de Manaus.

Para cadastrar o evento, basta acessar o link (http://bit.ly/aldirblancagenda) e preencher as informações no formulário. Em seguida, o evento será disponibilizado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa também vai divulgar listas dos projetos contemplados para o público nas redes sociais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Celebridades

Isabela Brito Guerra foi acusada de se aproveitar da amizade que tinha com o casal para aplicar golpe.

Esporte

O treinamento comandado pelo técnico Tite durou cerca de uma hora e meia, com trabalhos físicos e táticos.

Notícias

A Prefeitura de Manaus vai disponibilizar, nesta quarta-feira, 13/10, 39 pontos para atendimento dentro da campanha de vacinação contra a Covid-19, coordenada pela Secretaria...