Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Cultura

Cooperação sociocultural entre Manaus e San Salvador é debatida

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), iniciou tratativas para criação de um Projeto de Lei (PL), que pretende instituir parceria sociocultural entre a capital amazonense e San Salvador, capital de El Salvador, visando à criação de ações de caráter integrativo, pautadas no desenvolvimento sustentável, na preservação da cultura e no intercâmbio de experiências entre as duas cidades.

A futura parceria foi discutida na manhã desta quinta-feira, 22/4, entre o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, e o cônsul honorário de El Salvador, Amílcar Aguiar Baires. O encontro abordou o intercâmbio cultural nas artes, gastronomia e medicina tradicional; Manaus como destino turístico para os salvadorenhos; educação, formação e qualificação em áreas técnicas, além de instalação de polos tecnológicos e parques de serviços destinados à produção e exportação de bens.

“Pensando de forma sistêmica, temos a oportunidade de agregar novas tecnologias e incorporar conceitos ambientais, sociais, culturais e econômicos ao nosso dia a dia”, enfatizou Alonso.

Com a missão de resgatar o protagonismo do turismo local no terceiro setor, para ele, a possibilidade da criação das cidades-irmãs é uma oportunidade para alavancar o segmento e promover, também, a cultura, a educação e a geração de novos postos de trabalho.

Em nota técnica, a Manauscult aprova o Acordo Bilateral de Cidades-Irmãs entre Manaus e San Salvador, e destaca que o acordo transformará a capital amazonense no hub brasileiro para a América Central e Caribe, uma vez que a cidade já conta com voo para o Panamá. O Projeto de Lei, após validado pela Casa Civil, seguirá para votação na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Em nome do nosso presidente, Nayib Bukele, convidei, pessoalmente, o prefeito David Almeida para capitanear a comitiva da prefeitura, empresários amazonenses e entidades de classes como Fieam, Cieam, CDLM, Sebrae e Suframa, para conhecer nosso país e as oportunidades que estamos propondo”, informou o cônsul Amílcar Baires.

Oportunidades

Conforme a nota técnica apresentada pela Manauscult, as principais oportunidades socioeconômicas que serão criadas com o acordo bilateral são: programa de cooperação técnica em capacitação da mão de obra e manutenção de aeronaves na cidade de Manaus; programa de cooperação técnica em capacitação e qualificação técnica na área de gestão portuária de San Salvador; programa de cooperação governamental e da iniciativa privada na consolidação de um voo Bogotá/Manaus/San Salvador, junto à companhia aérea Avianca, com vistas a transformar a capital amazonense no hub brasileiro para América Central e Caribe, uma vez que Manaus já conta com voo para o Panamá com a Copa Airlines; programa integrado de divulgação e promoção turística dos dois destinos: San Salvador no Brasil e Manaus em toda a América Central.

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Fotos – Oliveira Júnior / Manauscult

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVnbZvj

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Brasil

Uma empresária de 28 anos foi agredida e amarrada por dois criminosos durante um assalto em uma loja de biquínis, no Centro de Cuiabá,...

Brasil

Foi divulgado o memento da tragédia onde sete pessoas morreram na queda de uma torre de transmissão de energia elétrica na tarde de sexta...

Polícia

Um corpo de um homem foi encontrado em uma área de mata na alameda Alphaville Leste, do bairro do Novo Aleixo, Zona Norte de...

Educação

Quem pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, precisam ficar atento, pois têm até segunda-feira (19) para pagar a taxa de...