Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Política

William Alemão presencia constrangimento a cadeirante, em nova fiscalização nos ônibus

Pela segunda semana consecutiva, o vereador William Alemão (Cidadania) foi às ruas de Manaus para fiscalizar e constatar a dura realidade do transporte coletivo na capital amazonense. Dessa vez, o trajeto foi realizado da Praça da Matriz, no Centro, até a zona Leste da cidade, onde o parlamentar presenciou, entre outras situações, o constrangimento de uma senhora com deficiência (PCD), que estava numa cadeira de rodas e não tinha como subir e descer do veículo, porque a rampa de acesso para cadeirante não funcionava.

A fiscalização foi realizada em pleno horário de pico, no fim da tarde de sexta-feira (30/3), e transmitida ao vivo pelas redes sociais de Alemão. O percurso durou aproximadamente uma hora e meia, e foi feito dentro de um ônibus da linha 621 – da empresa Global Green – em áreas como Educandos, Raiz, Distrito Industrial, Comunidade da Sharp, Armando Mendes e Zumbi.

Alemão ficou o tempo todo em pé, meio que espremido, num ônibus lotado. Entre uma parada e outra, o sufoco só aumentava. O ônibus era muito barulhento, tinha os pneus carecas, painel quebrado, para-brisas trincado e prestes a provocar um grande incidente, além de uma iluminação interna precária, que facilita ainda mais a ação dos bandidos.

“São situações que fazem parte do dia a dia dessas e de outras pessoas que precisam do transporte coletivo para se deslocar até o trabalho, e do trabalho para casa. São problemas que já deveriam ter sido resolvidos pelas administrações passadas. Não podemos mais aceitar esse tipo de incômodo, desconforto e desrespeito com os manauaras, em pleno século 21”, disparou o vereador, que prometeu levar tudo o que pôde comprovar, ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e ao próprio prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em busca de providências.

Na semana passada, William Alemão já havia vivido uma tarde/noite parecida, quando fez um percurso entre as zona Oeste e Norte de Manaus, dentro de um veículo da empresa Açaí. Além de questões como longa espera por atraso na maioria das linhas, o parlamentar constatou aglomeração, falta de manutenção nos pontos, inclusive, em locais recém-inaugurados, aglomerações e desrespeito ao distanciamento social.

“Adianta adotar medidas restritivas em bares e restaurantes, se os ônibus estão sempre com pessoas aglomeradas dentro?”, questionou.

Alemão reclamou, ainda, da carência de fiscalização por parte do IMMU e considerou uma “falta de vergonha na cara” da empresa, em manter situações como o não funcionamento de uma simples cordinha que o usuário utiliza para anunciar a parada onde irá saltar.

“Agora, no trajeto até a zona Leste, a gente pôde sentir o grande risco de ficar no prego, ou até sofrer um acidente, por causa de problemas no freio. Dava para ouvir o barulho provocado por lonas e discos desgastados. E outra coisa: se há aglomeração, é porque faltam ônibus na cidade. Aliás, tem é muito ônibus velho, cacareco, rodando por aí”, criticou o vereador.

Cadeirante
O incômodo causado com a cadeirante ocorreu quando o ônibus passava pelo Grande Vitória. William Alemão e um assessor tiveram que descer para ajudar a senhora a sair. A atitude repentina pegou de surpresa o próprio vereador, que ouviu da senhora a seguinte frase: “às vezes a gente nem desce direito do ônibus, e o motorista já arranca!”.

O parlamentar associou o caso à lei número 13.146/2015, que ampara essas pessoas nos casos de inoperância e ineficiência de rampas de acessibilidade nos coletivos.

Interação
A exemplo da viagem anterior, a ação feita do Centro até a zona Leste foi realizada com o acompanhamento do Gabinete Móvel e, durante toda a live, o vereador pôde interagir com os internautas e registrar várias denúncias.

Texto e Foto: Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

Você pode gostar!

Trânsito

No Dia das Mães comemorado neste domingo (09), Raissa Souza Vinhote, de 19 anos, e Christian Harley Brito de Oliveira, 20 anos perderam suas...

Trânsito

Na manhã desta terça-feira (11), uma mulher grávida que ainda, não teve a identidade revelada, morreu quando pilotava uma motocicleta, no bairro Manoa, na...

Polícia

Na manhã desta segunda-feira (10), a Polícia Federal (PF), cumpriu quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, contra homens envolvidos com...

Mundo

Os destroços do foguete chinês Long March 5B caíram no Oceano Índico, a oeste das Maldivas, segundo a mídia estatal chinesa. Não houve danos...