Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Política

Dep. João Luiz propõe instalação de ‘Escola do Consumidor’ na Unale

Em reunião híbrida nesta terça-feira (4), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) apresentou e propôs a instalação da Escola do Consumidor na Secretaria de Defesa do Consumidor da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), presidida pelo parlamentar. De forma pioneira na Região Norte, o projeto já está em execução na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O encontro, realizado na sede da Unale, em Brasília (DF), contou, ainda, com a participação presencial do deputado Danniel Librelon (Republicanos-RJ); e, virtual, dos deputados Jurailton Santos (Republicanos-BA) e Alexandre Amaro (Republicanos-PR), que integram a Secretaria de Defesa do Consumidor da Unale.

Durante a apresentação, João Luiz destacou a importância do papel da Escola do Consumidor para o cidadão. “Colocamos, aqui, para a Unale, toda a disponibilidade para que esse projeto cresça e ajude mais e mais pessoas. Se o consumidor souber do direito que tem, ele fará seu direito prevalecer. Essa relação de consumo deve ser sadia e respeitosa, não um cabo de guerra”, salientou o parlamentar.

Na avaliação do Republicano, a Escola do Consumidor da Assembleia do Amazonas é um projeto pioneiro e, a partir dessa experiência, é possível que a Unale, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, torne viável aos demais Estados a instalação de mais uma ferramenta na defesa do consumidor.

“A partir da implantação da Escola na Secretaria e ampliação dentro das demais Casas Legislativas, vamos obter um êxito nacional e nos tornamos referência no assunto. No Amazonas, propomos, inclusive, mudanças no currículo do ensino médio, para incluir a disciplina sobre direito do consumidor”, comentou João Luiz.

Inaugurada no último dia 15 de março, a Escola do Consumidor foi idealizada sob a coordenação da Comissão de Defesa do Consumidor da (CDC/Aleam), da qual João Luiz é presidente, e é parte integrante da Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. A finalidade da Escola é informar, orientar e ensinar ao consumidor que interagir com o sistema de consumo é primordial para o aprimoramento da cidadania nos tempos atuais.

Por conta da pandemia da Covid-19, a Escola do Consumidor está funcionando de forma virtual, com vídeos produzidos pela CDC/Aleam e Senacon, à disposição na página da Aleam (http://www.ale.am.gov.br/), na aba Assembleia>Escola do Legislativo>Escola do Consumidor.

Unale 25 anos
Na oportunidade, o diretor da Unale, Evaldo Bazeggio, apresentou os novos serviços da entidade, que serão lançados oficialmente na comemoração do jubileu de prata da Unale, entre eles, a Superlive — modelo de transmissão simultânea pelas redes sociais e o Banco de Leis — único banco de leis consolidadas de todas as Casas Legislativas, que já reúne mais de 8 mil leis estaduais cadastradas.

Texto: Jeane Glay com informações da Unale
Foto: Divulgação Unale

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

Você pode gostar!

Trânsito

No Dia das Mães comemorado neste domingo (09), Raissa Souza Vinhote, de 19 anos, e Christian Harley Brito de Oliveira, 20 anos perderam suas...

Polícia

‘ Um homem apenas identificado como ‘Japa’, foi morto com 5 tiros na noite desta quarta-feira (05), no bairro São José, zona Leste de...

Polícia

MANAUS – Policiais foram presos na “Operação Arrocho” deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao...

Destaque

O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho (sem partido), após romper com o Governador do Amazonas deu uma entrevista para à Folha no qual disse que...