Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Educação

Diversão e aprendizado: estudantes da rede estadual participam de gincana on-line

Conteúdos das disciplinas História e Geografia foram foco, nesta semana, de uma nova gincana on-line promovida pela Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, na zona sul de Manaus. Conduzida pelos professores Dilson Nascimento e Peterson Ferreira, a atividade foi direcionada aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo engajar os alunos com as aulas e os temas trabalhados pela dupla, durante o ensino remoto.

Para completar a disputa, os estudantes participaram de atividades interativas em grupos de WhatsApp, tendo como base conteúdos como a Primeira Guerra Mundial e urbanização brasileira, por exemplo. Ao todo, os jovens tiveram de cumprir três provas, sendo duas individuais e uma coletiva, realizadas por meio do aplicativo de mensagem e do Formulários Google. Ao final, foram premiados o Aluno Destaque e a Melhor Turma.

“Foi uma excelente oportunidade para nossos estudantes interagirem e aprenderem de uma forma divertida. Nossa equipe escolar tem cada vez mais buscado superar as dificuldades impostas pela pandemia. Todos os dias, nossa gestora, professora Francinete Serrão, nos incentiva a criarmos atividades que nos aproximem dos estudantes. Eu me sinto feliz e realizado por poder proporcionar experiências como essas nesse momento difícil”, afirmou o professor de Geografia, Dilson Nascimento.

Responsável por ministrar as aulas de História na unidade, Peterson Ferreira contou que a gincana foi uma maneira de pausar a correria do dia a dia para que os alunos pudessem aprender de forma diferente: se divertindo. “Na gincana de História e Geografia, os estudantes da 3ª série puderam se descontrair em um jogo de perguntas e respostas. E, como em toda gincana, também teve prenda! Foi uma manhã divertida”, completou o docente.

Em uma das prendas, os alunos tinham que enviar fotos de objetos que foram utilizados durante a Primeira Guerra Mundial, como capacetes, aviões e máscaras de proteção contra gases. Em outra oportunidade, foi solicitado o envio de imagens que simbolizassem o êxodo rural. Charges e fotos de cenas de filmes, obras literárias e migrantes camponeses estiveram entre os registros enviados pelos estudantes. Cada prenda tinha que ser cumprida em dez minutos, tempo suficiente para buscar as imagens na Internet e enviar no grupo.

Todos os detalhes da gincana foram registrados no site https://gincanaruyaraujo.wordpress.com/, criado para divulgar as atividades realizadas pela unidade de ensino.

Engajamento – Como não poderia ser diferente, os alunos da EE Ruy Araújo adoraram a gincana. “Achei emocionante e fiquei com frio na barriga para responder as perguntas o mais rápido possível. Gostei dessa atividade diferente, é legal e todo mundo interage, o clima de competição para ganhar mais pontos é divertido! Estudar fica menos cansativo quando são propostas atividades assim”, destacou a estudante Ester Matos, da 3ª série 4.

Já Raiane Silva frisou que a disputa “não deixou a desejar”. “Foi um projeto muito bem elaborado e produtivo. Gostei das etapas e acredito que todos gostaram. Uma forma criativa de estudar e se divertir ao mesmo tempo. É muito bom ver como nós, alunos, interagimos e nos esforçamos para bater uma meta”, acrescentou a jovem, da 3ª série 2.

Reconhecimento – O aluno com maior pontuação na gincana recebeu uma premiação e o título de Estudante Destaque, e a turma com maior pontuação recebeu a premiação e o título de Melhor Turma. Nesta edição, Marcos Wendell Rodrigues foi o Estudante Destaque, e a Melhor Turma foi, pelo segundo ano consecutivo, a 3ª série 2.

“Gincana muito bem elaborada, com etapas completas e fáceis de serem aplicadas futuramente”, elogiou o vencedor Wendell Rodrigues.

Etapas – Na primeira prova, os alunos tiveram de responder um quiz de forma individual sobre os conteúdos relacionados. No segundo teste, eles precisaram interagir e responder novas questões, desta vez de forma coletiva. Por fim, os estudantes cumpriram uma espécie de prenda, onde deveriam seguir os comandos dados pelos professores e enviar as respostas no grupo do WhatsApp.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

Você pode gostar!

Oportunidade

A Prefeitura de Manaus oferta 128 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 10/6, por intermédio do Sine Manaus. Os candidatos interessados nas vagas...

Destaque

Dois indivíduos executaram ataque com granada ao 24º DIP e foram capturados O Governo do Estado, por meio da operação “Fight Back”, coordenada pela...

Celebridades

Sabrina Sato publica vídeo imitando dança de Ruivinha de Marte Anny Bergantin, mais conhecida como “Ruivinha de Marte”, está fazendo sucesso na internet com...

Saúde

A Prefeitura de Manaus avança na vacinação contra a Covid-19, da população em geral (pessoas sem doenças preexistentes e não pertencentes a grupos prioritários) e passa...