Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Saúde

Prefeito David Almeida entrega UBS O-10 revitalizada, após ataques criminosos

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou revitalizada, após ataque, a Unidade Básica de Saúde (UBS) O-10, na avenida V, s/nº, bairro Nova Esperança, zona Centro-Oeste. A ação aconteceu nesta quinta-feira, 10/6, quatro dias após criminosos incendiarem, na madrugada do último domingo, 6/6, parte da estrutura e interior do prédio.

“Estou aqui vistoriando a obra realizada, mas o nosso trabalho é fazer e entregar à população. Não sou de ‘cortar fita’, quero poder colocar à disposição da população, da mesma forma como fiz na entrega das duas primeiras escolas da minha gestão. São respostas rápidas para tornar os serviços públicos cada vez mais eficientes”, enfatizou o prefeito.

Foram realizadas trocas de forro e telhado, serviços de jardinagem, substituição de equipamentos hospitalares e mobiliários danificados e pintura externa.

O local foi um dos atacados no último domingo, assim como a rotatória Umberto Calderaro, conhecida como “bola das Letras”, entregue reformada na segunda-feira, 7/6, um dia depois dos atos violentos, e o Distrito de Obras Oeste, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que está em fase de revitalização e deverá estar pronta na próxima semana.

“O maior prejuízo que nós tivemos foi em relação a prestação de serviços. Foram quatro dias sem atender na UBS, quatro dias sem distrito de obras. São prejuízos imensos para a população que ficou desassistida nesse tempo”, explicou Almeida.

UBS O-10

A UBS O-10 é vinculada administrativamente à clínica da família Dr. Raimundo Franco de Sá, do Distrito de Saúde Oeste, sendo de porte 1-B, com uma equipe de Saúde da Família composta por um médico, uma enfermeira, uma cirurgiã-dentista, uma técnica de saúde bucal, dois técnicos em enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um auxiliar de serviços gerais.

Na carteira de serviços da ESF O-10 constam acolhimento com escuta qualificada para avaliação de risco, consultas médicas, de enfermagem e de odontologia; assistência ao pré-natal, inclusive com pré-natal do parceiro; assistência ao puerpério; planejamento familiar; teste rápido de gravidez; e exame preventivo.

O público infantil tem acompanhamento em puericultura e consulta em pediatria. Para os idosos, a unidade oferece avaliação multidimensional. Na área odontológica, são realizadas limpeza, aplicação de flúor, rastreamento de câncer bucal e restaurações.

Para hipertensos e diabéticos é feita a avaliação neuromotora do pé diabético, doppler vascular periférico, aferição de pressão arterial e de glicemia.

A O-10 está equipada com farmácia básica que faz a dispensação de 43 medicamentos do padrão da Atenção Primária.

A unidade também tem sala de vacinas e realiza retirada de pontos; faz curativos simples e de grau 1; testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis; faz identificação e manejo clínico da tuberculose, ISTs, hanseníase, dengue, zika, chikungunya, síndromes gripais e febre amarela; agendamento no SisReg e atividades de educação em saúde.

A equipe médica faz visitas domiciliares aos pacientes da área de cobertura da unidade.

Texto – Maryane Maia/ Semcom

Fotos – Ruan Souza / Semcom

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

Você pode gostar!

Oportunidade

A Prefeitura de Manaus oferta 128 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 10/6, por intermédio do Sine Manaus. Os candidatos interessados nas vagas...

Destaque

Dois indivíduos executaram ataque com granada ao 24º DIP e foram capturados O Governo do Estado, por meio da operação “Fight Back”, coordenada pela...

Celebridades

Sabrina Sato publica vídeo imitando dança de Ruivinha de Marte Anny Bergantin, mais conhecida como “Ruivinha de Marte”, está fazendo sucesso na internet com...

Saúde

A Prefeitura de Manaus avança na vacinação contra a Covid-19, da população em geral (pessoas sem doenças preexistentes e não pertencentes a grupos prioritários) e passa...