Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Saúde

Prefeitura de Manaus antecipa segunda dose e início da vacinação do grupo de 52 anos

A Prefeitura de Manaus antecipou para esta sexta-feira, 11/6, a imunização contra a Covid-19 das pessoas de 52 anos, nascidas entre os meses de julho e dezembro, programadas para receber a vacina no sábado, 12/6. A medida vale, também, para quem estava com a segunda dose agendada para a mesma data. A antecipação da vacinação desse público é em razão da necessidade da ampliação da capacidade de vacinação para a mobilização programada para o final de semana, quando deverão ser vacinadas pessoas a partir dos 40 anos de idade do público geral.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começou a vacinar pessoas sem doenças preexistentes no último dia 2/6, de forma escalonada e decrescente, já tendo vacinado com a primeira dose os públicos de 53 a 59 anos, além dos outros grupos previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, documento do Ministério da Saúde norteador da imunização no país.

“Desde o início da campanha em Manaus, no dia 19 de janeiro, a prefeitura tem buscado alternativas que possibilitem um alcance cada vez maior de pessoas vacinadas, seja com a primeira ou com as duas doses. Nossa coordenação vem adotando estratégias bem-sucedidas como o remanejamento de doses, por exemplo, e o resultado são as 757.216 doses aplicadas, com mais de 300 mil pessoas com o esquema vacinal completo”, destaca o prefeito David Almeida.

Nesta quinta-feira, 10/6, a Semsa começou a vacinar os trabalhadores da limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, também conhecidos como garis, e de trabalhadores da assistência social que atuam na linha de frente do atendimento social da Covid-19 e na emergência das enchentes e transbordamentos dos rios. Além desses, segue vacinando os remanescentes de todos os grupos prioritários já iniciados anteriormente, ao longo de quatro meses, com primeira e segunda doses.

A orientação para quem está apto a receber a vacina, segundo a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, é que faça o cadastro na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) como forma de agilizar o atendimento nos pontos de vacinação.

“Como estamos ampliando os públicos, é óbvio que o número de pessoas aumenta e se tivermos os dados em cadastro, o tempo de permanência dessas pessoas nos pontos de vacinação é bem menor. Por isso reforçamos o apelo para que seja feito esse registro”, alerta.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia) que demonstre que o usuário é morador de Manaus. A cópia do comprovante de residência ficará retida para controle da Semsa.

A Semsa tem oito pontos distribuídos por todas as zonas da cidade. Com a ampliação do alcance da campanha, foi feita uma reestruturação para receber a demanda. Com isso, o ponto de vacinação do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte, passou a ser único e exclusivo para os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente.

O posto da Escola de Enfermagem de Manaus, na zona Sul, agora é único e exclusivo para remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e forças armadas.

As grávidas e puérperas podem procurar os pontos de vacinação do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, o balneário do Sesc ou o Clube do Trabalhador do Sesi.

Locais de vacinação

Zona Norte

Estacionamento do supermercado Coema

Avenida Torquato Tapajós, nº 5890, Novo Israel

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222, Crespo

Universidade Paulista – Unip

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus – sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Foto – Marcely Gomes / Semcom

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manaus:

Facebook

Você pode gostar!

Oportunidade

A Prefeitura de Manaus oferta 128 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 10/6, por intermédio do Sine Manaus. Os candidatos interessados nas vagas...

Destaque

Dois indivíduos executaram ataque com granada ao 24º DIP e foram capturados O Governo do Estado, por meio da operação “Fight Back”, coordenada pela...

Celebridades

Sabrina Sato publica vídeo imitando dança de Ruivinha de Marte Anny Bergantin, mais conhecida como “Ruivinha de Marte”, está fazendo sucesso na internet com...

Destaque

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou o pedido do governador Wilson Lima, do Amazonas e ele não será obrigado a...