Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Lúcio Carril

O QUE ESTÁ EM JOGO É A SOBREVIVÊNCIA DO BRASIL COMO NAÇÃO

Há muito tempo que os Estados Nacionais perderam importância diante da geopolítica mundial de globalização, mas isto não legitima as ações lesas-pátrias ou signifique o fim do sentimento de pertencimento que devemos ter com o território que habitamos.

Os Estados Nacionais são partes totais que se caracterizam por estruturas políticas, sociais e culturais consolidadas ou em construção, com suas especificidades e inseridos em contextos mais amplos no mundo, principalmente na economia global.

Neste sentido, é preciso defender os valores nacionais da política e da cultura para criar um sentimento de pertencimento da nação.

Quando esses valores são vilipendiados a nacionalidade se enfraquece e o povo perde a autoestima.

É esta a realidade que estamos vivendo.

Na política, a democracia e o estado de direito estão sendo postos de lado, esmagados enquanto valores que constituem o Estado Nacional.

Na cultura, a baixa autoestima de parte expressiva da população toma o lugar dos símbolos que vinculam o indivíduo ao seu lugar de vida ou a seu território enquanto locus de convivência.

Se não reagirmos às políticas lesas-pátrias que estão em pleno caminhar corremos o risco de nos perder enquanto nação.

É preciso defender a democracia e o estado de direito que a mantém como mecanismo de sobrevivência do Estado Brasileiro.

O que está em risco não é o jogo em torno do poder, mas o Brasil enquanto nação.

Lúcio Carril
Sociólogo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Você pode gostar!

Polícia

Macapá- Uma criança identificada como Ana Júlia Pantoja, de 5 anos, morreu no fim da tarde de quarta-feira (15, após levar um tiro na...

Flagrantes da Política

Arthur Neto (PSDB), com 3,5; Coronel Menezes, com 2,1, Omar Aziz com 2,1 e Chico Preto com 0,7 são os nomes mais citados na...

Polícia

Manaus/AM – Julio Cezar Lunier Ferreira, Ducineide dos Santos Lopes e Ana Paula Costa de Oliveira, foram mortos a tiros no fim da tarde...

Notícias

Manaus/AM – Uma banda de pagode estava no palco e fazia uma transmissão ao vivo do show no momento em que o dono do...