Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Eventos

Prefeitura lança cursos de Imagem pessoal e Marketing Digital para Artistas Manauaras

O edital “Qualifica Artista Manauara” oferta 100 vagas numa ação conjunta entre Semtepi, Concultura e Manauscult.

Os artistas manauaras, que têm passado pelo desafio de gerir suas carreiras no modo on line, durante este longo período de pandemia, ganharam da Prefeitura de Manaus, por meio de uma ação transversal entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), nesta terça-feira, 15/6, um novo edital com 100 vagas gratuitas em cursos de Imagem Pessoal e Marketing Digital, destinados aos profissionais das artes.

O Projeto “Qualifica Artista Manauara: o sucesso depende de você” atende a uma orientação do prefeito David Almeida de, além de dar assistência emergencial, ofertar também capacitação e qualificação profissional para todos os artistas residentes em Manaus, atuantes nos diversos segmentos da arte, a fim de impulsioná-los e despertá-los para o próprio sucesso através de sua desenvoltura e destreza, favorecendo o engajamento profissional de sua carreira.
O presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, ressaltou que esta ação de qualificação profissional se soma a uma série de medidas que o prefeito David Almeida tem tomado para apoiar e socorrer os artistas, produtores e técnicos do setor cultural que têm sofrido com a longa pandemia que atinge a todos e mais fortemente a esses profissionais que dependem dos eventos que estão proibidos.

“Estamos trabalhando e entregando as ações contidas no programa de governo desde a criação dos editais Zezinho Corrêa e Mário Tadros, bem como, antecipamos o lançamento dos Prêmios Literários e estamos trabalhando na simplificação para o funcionamento do Fundo Municipal de Cultura (FMC)”, relatou Oliveira. Ele anunciou que o projeto maior será a criação do Distrito da Indústria Criativa que tem potencial de gerar muitos empregos, unindo a cultura, o turismo, a culinária e o artesanato.

Para o presidente da Semtepi, Radyr Júnior, a parceria com a Manauscult e Concultura desde os primeiros momentos do governo, “num trabalho de integração pra gente entregar mais pra mais pessoas: mais qualificação para uma maior quantidade de profissionais”. Ele destaca que estes cursos serão feitos nos espaços da Galeria dos Remédios como estratégia de ocupação e movimentação do centro de compras, realizando ações transversais.

A parceria entre as secretarias é fundamental para a formação e a qualificação dos artistas para que eles possam potencializar sua arte e seu trabalho e obter resultados para continuar trabalhando, ressaltou o presidente do Concultura, Tenório Telles. Como destacou o presidente da Manauscult, o futuro desse conglomerado de talentos vai compor o Distrito da Indústria Criativa, gerando empregos para muitos profissionais da indústria cultural, além dos tributos à municipalidade.
“Às vezes, todos precisamos de apoio para melhorar nosso trabalho e os artistas são um exemplo disso, eles são o seu próprio produto com sua criatividade, sua imaginação e a sua arte, e precisam, em sua maioria saber como tornar mais rentável seu trabalho”, e as ferramentas são o marketing digital e o pessoal, pontua Telles.

Artistas

Para a presidente da Associação de Cultura do Estado do Amazonas (Aceam), Rosa dos Anjos, o edital de qualificação lançado é uma tábua de salvação para muitos artistas que estão impedidos de venderem em feiras e eventos. “O Qualifica Manauara é pra fazer com que o artista entenda que ele, onde estiver, pode criar e vender suas obras em qualquer ponto do planeta via internet”, disse.

O escritor e professor, João Paulo Tukano é um articulador cultural dos povos indígenas e um dos criadores dos espaços de culinária e medicina indígena localizados na rua Bernardo Ramos, no centro histórico.

Ele vai divulgar e incentivar a inscrição dos artistas indígenas no edital Qualifica Manauara. João Paulo é curador da 1ª. Mostra de Arte Indígena de Manaus que está sendo programada para o mês de julho. “Nossa cultura ancestral tem um grande valor para a indústria cultural”, ratifica.

Inscrições

Voltado a artistas manauaras, que tenham a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo. Os interessados devem baixar o edital e preencher o formulário disponível em (semtepi.manaus.am.gov.br), nesta quarta-feira, 16/6, das 9h às 15h, para realizar sua pré-inscrição e escolher o curso que deseja realizar.
O preenchimento do formulário garante a inscrição desde que haja vagas disponíveis. Quando as inscrições baterem o dobro de inscritos, a plataforma será bloqueada automaticamente ou a opção de escolher o curso indicado sumirá.

Os cursos serão realizados presencialmente no Anexo do Escritório do Empreendedor, localizado na rua Miranda Leão, 82 – Centro, Zona Sul, nos dias 21 e 22 de junho.

Texto: Cristóvão Nonato/Concultura
Fotos: Walter Barbosa/Assessoria Concultura

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Notícias

Alinhada ao governo federal, a Federação dos Pescadores, representante legal e legítima da categoria, anunciou na manhã desta segunda-feira, 17, crédito aos pescadores de...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Atenção pais! A matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino será realizada...

Destaque

Em reunião realizada na noite desta sexta-feira (14/01), o Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19, decidiu adiar o início do ano letivo presencial de...

Educação

Para matrícula na modalidade, alunos devem ter idade mínima de 15 anos completos, para 1º e 2º segmentos, e 18 anos completos, para o...

Publicidade