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Educação

Prefeitura de Manaus realiza ‘Encontro Formativo’ para professores da educação especial

A Prefeitura de Manaus promoveu o “Encontro Formativo”, para professores da modalidade de educação especial e profissionais de apoio e professores mediadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do módulo II, nesta sexta-feira, 18/6, em tempo integral, pelo canal YouTube Semed Educação Manaus (https://bit.ly/2SbPomU). O objetivo é refletir, renovar e sistematizar o planejamento na perspectiva da educação inclusiva na rede municipal de ensino.

O tema foi “Planejamento de ensino e suas especificidades na educação especial”, e ao longo do ano letivo ainda será realizado mais um encontro. No total, participaram 670 educadores, sendo 208 professores, 55 de apoio escolar e 212 estagiários, que atuam em 403 unidades de ensino de todas as zonas geográficas da cidade. Com o encontro dos educadores, são beneficiados 6.106 alunos da modalidade, da deficiência intelectual, sensoriais, físicas, múltiplas, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou do encontro e destacou o trabalho realizado pelos profissionais da modalidade para lidar com uma clientela, que tem todo o cuidado e atenção do prefeito David Almeida.

“Precisamos dar o melhor de cada um de nós, porque nessa modalidade de ensino precisamos exercitar a humanidade que tem em cada um de nós. Por isso, a todos os educadores, desejo que façam um bom trabalho e que possamos ampliar, como já estamos fazendo, com capacidade para todas as regiões de Manaus”, concluiu.

A gerente da Educação Especial da Semed, Francemary Maia de Lima, afirmou que o encontro tem uma importância muito grande para os alunos da modalidade dentro da rede.

“Nós professores sabemos que o planejamento tem a finalidade de nortear o nosso trabalho na escola, pois definimos objetivos e procedimentos que orientam o processo ensino aprendizagem. Na educação inclusiva, esse planejamento vai além, pois deve ser contínuo, quando valorizamos a individualidade dos alunos e colaborativo”, contou.

De Santa Catarina, Manoela da Fonseca foi a palestrante do encontro. Licenciada em Educação Especial, psicopedagoga clínico-institucional, especialista em psicomotricidade, além de outras graduações, afirmou que levou um pouco de sua experiência aos professores do município de Manaus.

“A ação de planejar envolve muito mais que professores, envolve escola, pais, alunos, comunidade.  Mas quando se fala de educação especial, é de suma importância ver o planejamento como um processo contínuo de olhar para os sujeitos, a partir de suas potencialidades, entendendo que o aprender acontece em todos os lugares, envolve o desejo e os conhecimentos prévios dos alunos”, citou.

Para a professora Elielza Pereira Bertoldo, da escola municipal Amine Daou Lindoso, bairro Japiim, zona Sul, que atende 33 alunos na sala de recursos, as informações são válidas para todos que têm um trabalho na modalidade.

“Nossa, fiquei maravilhada com a convidada. Ela falou o que muitos de nós precisávamos ouvir. A questão da inclusão é algo sério que precisamos sempre lidar com estas situações. Acredito que muitos professores precisam de pessoas que desenvolvam trabalhos que vão nos ajudar a encontrar caminhos diferenciados aos nossos alunos”, finalizou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed

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