Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Prefeitura de Manaus realiza 2ª reunião do Fórum de Articulação da Zona Franca de Manaus

Revitalização do Centro, iluminação das áreas rurais e recuperação das vias do Distrito Industrial foram alguns dos temas abordados na 2ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM) que aconteceu nesta terça-feira, 22/6, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O encontro foi promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Tendo em vista que o FOPAZFM visa criar um ambiente para a articulação de melhorias e soluções para pautas econômicas no Polo Industrial de Manaus (PIM), nesta segunda reunião, as pautas foram apresentadas de forma a definir estratégias para ampliar e fortalecer o modelo Zona Franca de Manaus, além de outros segmentos, a partir das sugestões recebidas em reuniões preparatórias realizadas entre a Semtepi e as federações.

O secretário da Semtepi, Radyr Júnior, destacou a importância da integração e transversalidade do trabalho que está sendo realizado, “A nossa liderança tem como característica o foco no relacionamento voltado para a população e para as comunidades. O prefeito David Almeida sempre nos orienta em atender a todos com os nossos serviços e o fórum chega para aproximar a gestão pública municipal que, historicamente sempre esteve distante, e reparar essa discussão com a Zona Franca de Manaus”, destacou.

Na composição da mesa da reunião estavam presentes o secretário da pasta Radyr Júnior, o subsecretário de Assuntos Operacionais, Gustavo Igrejas; o vice-presidente Fieam, Nelson Azevedo; o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota;  o secretário da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio da Cunha Freire; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Ademir Stroski; o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Comticdetre) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Alemão e o 2° vice-presidente da CMM, vereador Diego Afonso.

Finalidade

O órgão colegiado recém-criado pelo decreto municipal n° 5.049/2021, tem como finalidade principal promover e estimular a integração entre os segmentos econômicos da indústria, comércio e agropecuário, pilares da ZFM. Dentre as atribuições do FOPAZFM estão fomentar negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade, incentivar a agroindustrialização dos produtos locais, oportunizar ações voltadas ao desenvolvimento de programas de formação e capacitação, além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.

O fórum é permanente e composto por titulares e suplentes de vários órgãos e entidades, tendo a Semtepi como Secretaria Executiva. A primeira edição ocorreu no dia 27 de abril.

Pautas debatidas no 2° FOPAZAM

Regularização fundiária e georreferenciamento da gleba completa do Distrito Agropecuário (DAS) e Área de Expansão do Distrito Industrial (Aedi); recuperação das vicinais ZF4 e ZF5 e asfaltamento das vias da Área de Expansão do Distrito Industrial (Aedi); revisão de valores para taxa de iluminação pública; melhoria da iluminação pública; promover o Refis municipal; revitalização do Centro por meio das secretarias (ocupar prédios antigos: bombeiros, INSS, Basa, Correios, Receita Federal); adesão de Manaus ao Programa Garantia-Safra; iluminação da área rural; capacitação de mão de obra para as indústrias da ZFM; otimização do processo de licenciamento ambiental para a área rural; otimização do processo de licenciamento ambiental para a área rural; recuperação das vias do Distrito Industrial II (tapa-buracos).

Texto – Felipe Brandão / Semtepi

Fotos – Marcely Gomes / Semcom

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Brasil

Em vídeo enviado pelo morador que não teve o nome revelado, porém percorreu pela ‘ Baixada do Ambrósio, localizada no Porto de Santana, rua...

Notícias

A Prefeitura de Manaus publicou na edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), na noite desta segunda-feira, 20/9, os editais do concurso da...

Notícias

Um homem conhecido apenas como ‘Dançarino’ morreu na tarde desta terça-feira (21), após ingerir dois frascos de cachaça da marca ‘corote’, na feira do...

Saúde

A Prefeitura de Manaus definiu 40 pontos de atendimento para a vacinação contra a Covid-19, que funcionarão até a próxima sexta-feira, 24/9, das 9h às 16h....