Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Municípios

Helicóptero da SSP-AM resgata em Novo Airão idoso com infarte para atendimento emergencial no HPS 28 de Agosto

Uma das principais vias da capital amazonense, a avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, teve seu fluxo de trânsito interrompido, na tarde desta quinta-feira (15/07), para um pouso de emergência do helicóptero do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA). A aeronave Águia 02 transportava um idoso de 82 anos que estava sofrendo um Infarto Agudo do Miocárdio e que precisava de atendimento emergencial no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. O homem foi resgatado na comunidade São Francisco do Aruau, no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

Além da equipe aérea do governo do Amazonas, a operação de resgate aeromédico mobilizou o Samu, equipe médica do Hospital e a Polícia Militar, que atuou para o fechamento do trânsito. Rogério Gonçalves da Silva, de 82 anos, é paciente cardíaco grave, tem diabetes e é hipertenso. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ele recebeu todos os cuidados na emergência do 28 de Agosto para estabilização do quadro de infarto, passando por procedimentos como eletrocardiograma, ultrassom abdominal e doppler. Ele está em ventilação não invasiva.


Os agentes do DIOA foram acionados para o auxílio ao homem no início da tarde, pelo Samu. A comunidade fica em uma área isolada de Novo Airão, e só é acessada pelo rio. A aeronave levou cerca de uma hora para fazer o percurso até a localidade. Entre Manaus e a comunidade de Novo Airão, o mesmo trajeto duraria cerca de seis horas de barco.

De acordo com o comandante da aeronave, tenente-coronel da Polícia Militar Bercley Santos, a gravidade da situação exigiu que o pouso fosse feito na avenida, a poucos metros da unidade hospitalar, para aumentar as chances de salvar a vida do homem.


“As condições climáticas eram adversas, mas conseguimos chegar na comunidade para buscá-lo. O paciente foi estabilizado pela equipe médica, que foi de Manaus, para que ele pudesse embarcar em condições seguras. Pousamos na avenida à pedido do Samu, devido à gravidade do quadro dele, que não podia aguardar um minuto sequer parado em congestionamento”, disse Bercley, que é o chefe do DIOA.

Além do comandante, estavam embarcados no helicóptero um comissário da Polícia Civil, um cabo do Corpo de Bombeiros, uma médica e uma enfermeira do Samu. Para o pouso emergencial na avenida, em frente a um shopping center, as equipes acionaram por rádio apoio da Polícia Militar, que fez o fechamento da via. Após o pouso, toda a operação durou cerca de dez minutos.

FOTOS: Divulgação SSP-AM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Manaus vive um novo momento. A cidade está mais bonita e vem se organizando...

Destaque

Franzina, divertida, mas estratégica. As características da skatista Rayssa Leal, de apenas 13 anos, valeu ao Brasil, mais uma medalha nas Olímpiadas de Tóquio,...

Cultura

Gravada por grandes nomes como Arlindo Júnior e Uendel Pinheiro, a música “O Amor está no Ar” ganha sua versão eletrônica Sucesso do Festival...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Manaus dará um salto para o futuro a partir das entregas e intervenções planejadas...