Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Prefeitura de Manaus comemora 16 anos da Manaus Previdência, que trabalha para ser 100% digital

A Prefeitura de Manaus comemora, nesta quarta-feira, 21/7, os 16 anos de atividades da Manaus Previdência, instituição com um dos mais bem avaliados regimes próprios de Previdência do país. O órgão alcançou ao longo dos últimos anos, grandes conquistas como o mandato da diretoria por lei, o que permite a continuidade do trabalho e profissionalização da gestão previdenciária.

A meta da prefeitura nos próximos anos é tornar a Previdência municipal cada vez mais digital e integrada com as demandas do século XXI. Por isso, acelerou seu processo de transformação digital durante a pandemia da Covid-19, oferecendo serviços como consultas, cadastros e emissão de documentos na modalidade on-line, além de cursos e treinamentos. Prepara-se, ainda, para oferecer agendamento eletrônico, acompanhamento de processos e censo previdenciário anual de forma digital.

“Sob a orientação do prefeito David Almeida, a Manaus Previdência avança para se tornar uma Previdência digital. Este ano, estamos trabalhando para nos manter certificados no Pró-Gestão Nível IV, na ISO 9001 e como referência nacional em gestão de Regime Próprio de Previdência Social, o RPPS”, ressaltou a diretora-presidente.

A autarquia nasceu como Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev) pela Lei nº 870, em 21 de julho de 2005, com a finalidade de gerir o RPPS da capital amazonense. Oito anos depois, a Manausprev passou a se chamar Manaus Previdência, ao ser reestruturada pela Lei nº 1.803, de 29 de novembro de 2013, com o status de autarquia. Atualmente, é responsável por assegurar os direitos previdenciários de 7.600 aposentados e pensionistas do município de Manaus.

A instituição tem como diretora-presidente a economista e advogada especialista em Previdência Social, Daniela Benayon; como diretora de Administração e Finanças, a administradora Lyvia Guimarães; e como diretora de Previdência, a advogada Ana Silva Domingues. Todas elas com certificações técnicas de gestores de RPPS: CPA10 e CGRPPS.

Premiações

A Manaus Previdência detém certificações nacionais que representam o alto nível de qualidade, como a Certificação nível IV do Pró-Gestão, concedida em 2020 pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia; e a ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade.

Outra conquista alcançada pela Manaus Previdência em 2020 foi o 1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” – categoria 3, concedido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em que concorreram os entes com mais de cinco mil ativos. O resultado torna o RPPS referência nacional em gestão de recursos.

Esses são os motivos pelos quais a autarquia tem recebido diversas solicitações de gestores e servidores de outros RPPS com interesse em conhecer melhor as boas práticas implantadas na previdência municipal.

Investimentos

A Manaus Previdência também é referência quando se trata de investimentos. A instituição, atualmente, tem uma carteira de investimentos superavitária, que soma mais de R$1,2 bilhão em ativos, distribuídos entre títulos públicos federais e fundos de investimentos de renda fixa que são de 44,53%, fundos de investimentos de renda variável de 46,05% e fundos de investimentos no exterior de 9,42%.

As diretrizes de investimentos são definidas pelo Conselho Municipal de Previdência (CMP) e pelo Comitê de Investimentos (Cominv), cujos servidores são certificados na área de investimentos, inclusive com certificações avançadas como Ancord, CEA e CGA.

Programas e projetos

O setor Psicossocial é uma das áreas mais atuantes da Manaus Previdência, que gerencia projetos e programas a fim de oferecer melhoria e qualidade de vida dos aposentados e pensionistas da instituição. Como exemplo, existe o programa Vitalidade que oferece cursos e treinamentos aos aposentados; o Feliz Vida Nova, voltado para recém-aposentados; o Pensando o Futuro para jovens pensionistas; e o recém-lançado projeto Acolher, que tem como objetivo ajudar os novos pensionistas e oferecer apoio psicológico para lidar com o processo de luto de forma mais equilibrada e saudável.

O programa, lançado em abril de 2021, é estruturado em cinco momentos: acolhimento e orientação; atendimento psicológico individual; atendimento psicoterápico em grupo; atendimento psicológico individual final e; follow up.

Os programas da Manaus Previdência são reconhecidos nacionalmente. Em 2019, o projeto Pensando o Futuro ficou em 2º lugar no 10º Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária na modalidade Inovação, da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem).

O projeto teve início em 2018, baseado na Educação Previdenciária, que prepara os adolescentes e jovens pensionistas da Manaus Previdência, com idade entre 16 e 24 anos incompletos, para o encerramento da pensão por morte, a fim de conhecer alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Atualmente, a Manaus Previdência tem em sua estrutura mais de 80 servidores, que trabalham com comprometimento para oferecer qualidade nos serviços públicos. Uma das metas para o ano de 2021 é a realização do concurso público para cadastro reserva para cargos de nível médio e superior, cujo andamento do processo já foi retomado. O concurso será possível assim que houver liberação dos órgãos de controle.

São 16 anos de muitas histórias, batalhas e conquistas da Manaus Previdência que não parou de crescer e buscar sempre oferecer o melhor para os 7.600 beneficiários.

A sede da Manaus Previdência está localizada na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.


Texto- Cinthia Guimarães / Manaus Previdência
Fotos– Arquivo / Manaus Previdência

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Manaus vive um novo momento. A cidade está mais bonita e vem se organizando...

Destaque

Franzina, divertida, mas estratégica. As características da skatista Rayssa Leal, de apenas 13 anos, valeu ao Brasil, mais uma medalha nas Olímpiadas de Tóquio,...

Cultura

Gravada por grandes nomes como Arlindo Júnior e Uendel Pinheiro, a música “O Amor está no Ar” ganha sua versão eletrônica Sucesso do Festival...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Manaus dará um salto para o futuro a partir das entregas e intervenções planejadas...