Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Prefeitura de Manaus

Auditores fiscais da Prefeitura de Manaus participam de intercâmbio com secretarias de Finanças de SP e MG

Auditores fiscais da Prefeitura de Manaus participaram nesta terça e quarta-feira, 27 e 28/7, do ‘Programa de Intercâmbio de Administração Tributária – Planejamento e Inteligência Fiscal’, via on-line, com secretarias de Finanças dos Estados avançados nesses campos. No primeiro dia de diálogo, os técnicos da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e auditores fiscais da Subsecretaria da Receita, interagiram com a Secretaria de Finanças da cidade de São Paulo (SP).

Participaram da iniciativa, o chefe da Divisão de Planejamento Fiscal, Miguel Brandão, o diretor de Tributação, Erivelto Leal, e o chefe da Divisão de Fiscalização, Celson de Almeida. As secretarias fizeram uma apresentação genérica dos sistemas educacional, bancário, diversão pública, imobiliária e construção civil desenvolvidos em Manaus e em São Paulo.

“Foi uma troca de experiência. A intenção é buscar o sucesso das secretarias nas ações fiscais, usando a inteligência fiscal e o planejamento, a fim de alcançarmos também progresso nas nossas ações e colaborar para as outras cidades usarem as ações em que avançamos”, explicou Miguel Brandão.

Para Celson de Almeida, as ações de fiscalização são no sentido de identificar evasão fiscal e indícios de sonegação com a finalidade de incrementar a arrecadação direta do município. Os auditores concordam na compreensão de que essa troca de informações e experiência consiste no uso de ferramentas como o Business Inteligence (BI), uma forma rápida e estratégica para ser usada como ferramenta de fiscalização.

Segundo dia

O segundo dia de intercâmbio foi entre os auditores da Prefeitura de Manaus com a Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Belo Horizonte (MG). Participaram do diálogo o chefe da Divisão de Planejamento Fiscal, Miguel Brandão, o diretor de Arrecadação, Armando Simões, e o diretor de Tributação, Erivelto Leal. Pela secretaria de Belo Horizonte, participou o auditor fiscal coordenador de Inteligência Fiscal, Irineu Bueno.

Na ocasião, o mineiro apresentou o aperfeiçoado sistema de Tecnologia da Informação utilizado em Belo Horizonte, o que animou os diretores da Semef. “Eles têm auditores fiscais especializados em TI, o que facilitou o trabalho de informática na secretaria e promoveu um grande salto na arrecadação do município. A ênfase no trabalho de TI dentro da área tributária proporciona cruzamento de muitas informações dos contribuintes, o que ajuda muito na ação fiscal, e consequentemente no salto na arrecadação”, disse Miguel Brandão, ao observar a importância de um setor de TI exclusivo para a área de finanças de um município.

Pautas

A comunicação digital da Secretaria de Fazenda de BH também foi destacada no diálogo. Irineu Bueno contou que aproveitou sistemas já existentes, aumentou o potencial de alcance dos contribuintes e criou novos sistemas de comunicação, que contribuíram muito para a melhoria da interlocução com os contribuintes, reduzindo problemas e aumentando a arrecadação.

Outro ponto que chamou a atenção dos técnicos da Semef foi a forma de cobrança da Dívida Ativa no município. Em Belo Horizonte, é de responsabilidade dos auditores fiscais da Semef e só vai para a Procuradoria Geral do Município (PGM), quando não é mais possível a cobrança administrativa feita pela fazenda municipal e é judicializada.

Melhorias na apuração de tributos nos serviços bancários, de cartão de crédito, estacionamentos, construção civil e Simples Nacional foram outros assuntos tratados no segundo dia do ‘Programa de Intercâmbio de Administração Tributária – Planejamento e Inteligência Fiscal’.

Texto e foto – Divulgação / Semef

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...

Polícia

Manaus/AM – A Polícia Federal deflagra na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Vikare, que tem como alvo uma organização criminosa ligada ao tráfico...

Polícia

Equipe policial foi acionada por populares sobre suspeitos tentando assaltar um estabelecimento comercial.

Economia

Ministro da Economia afirma que falta da reforma do Imposto de Renda impede benefício permanente e que fonte de financiamento ainda não está definida.