Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Segeam e Berkeley trazem a Manaus cursos de suporte à vida para a capacitação de enfermeiros que atuam no SUS


 
Com a proposta de manter, de forma permanente, o processo de capacitação de seu corpo técnico, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) desenvolveu em Manaus, através de parceria com o Centro de Treinamento Berkeley, situada no Rio de Janeiro (RJ), os cursos Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) e Basic Life Support (BLS) – Suporte Avançado de Vida Cardiovascular e Suporte Básico de vida, respectivamente. As atividades ocorreram entre os dias 15 e 24 de julho, na sede da Associação, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus.
 
A Segeam é uma das maiores prestadoras de serviços especializados de enfermagem ao SUS (Sistema Único de Saúde) no Amazonas, e é considerada referência na área. A instituição mantém em seu organograma, setores voltados à Educação Permanente e Treinamento e Desenvolvimento (T&D) – este último, responsável pela coordenação dos cursos em questão, informou a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta, Karina Barros.
 
O enfermeiro emergencista da Segeam, Ivanílson Ribeiro, um dos coordenadores da atividade pela Associação, explica que os cursos Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) e Basic Life Support (BLS), devem abranger pelo menos 85 enfermeiros vinculados à Associação, além de dois médicos convidados.
 
Os treinamentos consistem, entre outros aspectos, na padronização nas seguintes abordagens: capacitação para ações de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), desobstrução de vias aéreas para vítimas com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM ).
 
 
Referência
 
Ivanílson Ribeiro explica que o Centro de Treinamento Berkeley é considerado referência nesse tipo de capacitação, sendo pioneiro na América Latina, com mais de 20 anos de atuação na área. A instituição é credenciada pela American Heart Association (AHA), uma organização sem fins lucrativos, sediada nos Estados Unidos.  Os cursos desenvolvidos em Manaus foram divididos por turmas, com carga horária de 16 horas cada e avaliações práticas e teóricas.

A ideia, segundo o enfermeiro Ivanílson Ribeiro, é tornar a Segeam um dos sítios de treinamento na área, a partir da formação de instrutores próprios, estabelecendo um vínculo com a Berkeley, e credenciando a Associação junto à American Heart Association. Assim, a abrangência dos treinamentos no Amazonas será ampliada para todos os profissionais da enfermagem, fisioterapia e outras áreas da saúde, que tenham interesse na capacitação.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...