Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Transporte

Prefeitura oferece palestra sobre respeito aos usuários de transporte público

“Todo conhecimento é importante, ainda mais quando nos faz refletir sobre maior respeito às pessoas que usam ônibus em Manaus”. Com esta frase, o motorista de ônibus da empresa São Pedro, Fábio Barros Campos, definiu a palestra oferecida nesta quinta-feira, 12/8, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a operadores de transporte da empresa Viação São Pedro, sobre respeito aos usuários do transporte público. O treinamento foi realizado na sede da empresa, no bairro Redenção, zona Centro-Oeste da capital.

Com a presença de mais de 30 motoristas e cobradores, os participantes acompanharam palestras sobre “Direitos e deveres dos Idosos”, “Atualização do Código de Trânsito Brasileiro”, e “Respeito às Pessoas com Deficiência”. O tema “Transporte Inclusivo” faz parte do projeto “Mobilidade com Responsabilidade” e foi promovido pela Diretoria de Engenharia e Educação de Trânsito do IMMU.

Para a chefe da Divisão em Educação para o Trânsito do IMMU, Jaqueline dos Santos, as palestras são uma oportunidade de reciclar os motoristas e cobradores quanto à relação com os usuários. “Trata-se de um treinamento sobre transporte inclusivo para termos cada vez mais um atendimento de qualidade aos idosos, Pessoas Portadoras de Deficiência, as PcDs, e usuários em geral, como nos determinou o prefeito David Almeida. Foi importante perceber o interesse dos motoristas sobre os temas propostos e a interação deles com os palestrantes”, destacou.

A coordenadora da Associação de Apoio às Pessoas com Deficiência, Maria Dias, agradeceu o convite para o evento e destacou o envolvimento com a causa das PcDs. “Este tipo de conversa é importante porque falamos aos motoristas sobre a necessidade do respeito com pessoas que acessam os ônibus, porque elas dependem desse transporte para tudo na vida: educação, saúde, lazer. Salientamos que as PcD, assim como todas as pessoas, têm direito de ‘ir e vir’. Friso sempre que gosto de fazer a minha parte e acredito que as mudanças acontecem aos poucos, de ambos os lados”, disse.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Márcia Santos, a palestra teve uma função socioeducacional. “Percebemos que ainda há muito desconhecimento dos direitos e deveres que cada pessoa tem: seja motorista ou pessoa idosa. Por mais que a gente conheça o Estatuto do Idoso, a gente precisa empoderar esses direitos e deveres. Eu vejo uma animação dos participantes que aproveitaram para tirar dúvidas sobre o dia a dia do trabalho no transporte público. Isto é, sem dúvidas, muito positivo”, destacou.

O educador de trânsito do IMMU, Francisco Rodrigues, frisou que, com as palestras, as pessoas passam a interagir mais e criar um ambiente mais saudável no trânsito. “O resultado é uma melhoria da qualidade do trânsito que não pode ser colocado nos ombros apenas do órgão gestor. A responsabilidade para gerar um ambiente melhor no trânsito tem que ser integrada e com a participação de todos”, disse.

As palestras educacionais continuam durante as próximas semanas e serão realizadas em todas as garagens de ônibus de Manaus.

Texto – Álisson Castro/IMMU

Fotos – Sidney Mendonça/IMMU

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...

Polícia

Manaus/AM – A Polícia Federal deflagra na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Vikare, que tem como alvo uma organização criminosa ligada ao tráfico...

Polícia

Equipe policial foi acionada por populares sobre suspeitos tentando assaltar um estabelecimento comercial.

Economia

Ministro da Economia afirma que falta da reforma do Imposto de Renda impede benefício permanente e que fonte de financiamento ainda não está definida.